4 Dicas sobre Identidade Visual para a sua marca

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Algumas orientações para utilizar na sua empresa e fazer com que sua marca seja mais vista

O marketing é hoje uma ferramenta de extrema importância nas empresas e vem sendo cada vez mais estudado e desenvolvido dentro dos ambientes corporativos.

Muitos empresários consideram que Marketing são propagandas em televisões, revistas, outdoors, mídias impressas, redes sociais, etc. Realmente estas são estratégias de marketing bastante utilizadas e que muitas vezes geram ótimos resultados. Porém o Marketing vai muito além disso.

Sabe quando você olha para um anúncio de revista e, antes mesmo de ver quem é a empresa anunciante, já sabe que se trata de uma propaganda dessa empresa? Isso é uma das consequências de ter uma Identidade Visual bem definida.

Identidade Visual vai desde as cores que você utiliza como representante da sua marca, as imagens que utiliza em suas publicações de redes sociais, o seu Logotipo até os papeis timbrados utilizados dentro de sua empresa. Todos estes fatores, são utilizados com o intuito de fortalecer a sua marca.

Tendo em vista de que ter uma identidade visual hoje é de extrema importância, resolvemos listar 4 dicas para começar a implantar na sua empresa.

1. Cores da empresa

Toda empresa possui as cores que utiliza em seus uniformes, fachadas, logotipo, etc. Porém, muitas vezes as cores utilizadas não têm muita relação com o que a empresa atua. É muito importante que as cores escolhidas remetam aos serviços prestados ou produtos vendidos e a imagem que a empresa quer passar aos seus clientes.

Abaixo, algumas empresas que utilizam essa metodologia em suas marcas;

Já a imagem abaixo, expõe algumas sensações que as cores podem impactar, o que é muito importante na hora de escolher as cores da sua marca.

 2. Redes sociais

As redes sociais são hoje muito utilizadas por quase todas as empresas. Isso se deve, por serem uma opção econômica de divulgar o seu negócio e consequentemente captar mais clientes.

Além disso, é de extrema importância manter a padronização das publicações de acordo com a identidade visual definida pela empresa. Fazer com que a sua página fique mais “bonita”, atrativa e visual. Isso, na prática, passa uma imagem de profissionalismo e dedicação á empresa, consequentemente atrai o público almejado.

Sempre utilizar as cores da empresa, colocar a logotipo nas publicações com imagem, deixar sua página com a “cara da empresa” é uma forma de fortalecer a sua marca e fazer com que as pessoas que acessarem suas mídias sociais se lembrem da sua marca simplesmente pela identidade visual dela.

3. Utilização de imagens

Quando o empresário for montar uma peça gráfica para postar nas suas redes sociais, for gerar alguma mídia impressa para divulgar a sua empresa (panfletos, flyers, banners), for criar apresentações para clientes ou qualquer outra forma de divulgação da marca é sempre interessante a utilização de imagens. Além de ficarem mais bonitas, visivelmente, se torna mais atrativo na hora que o possível cliente avistar.

Porém, a utilização de imagens também deve ser bem elaborada. É indicado utilizar imagens relacionadas ao negócio ou corporativas.

Hoje há diversos bancos de imagens gratuitos em que você consegue imagens que podem ser relevantes para a criação de mídias gráficas. Vale ressaltar que imagens providas pelo site de busca Google podem conter direitos autorais. Portanto deve-se atentar para detalhes de divulgação afim de não gerar problemas a sua empresa.

Abaixo alguns bancos de imagens gratuitas.

                            

 4. Logotipo

Toda marca deve ter um logotipo definido. É muito importante relacionar cada elemento dele com a imagem que a sua empresa quer passar. O estudo das cores é um fator bastante importante também.

Na hora de definir a logotipo da sua marca é interessante analisar a concorrência do seu segmento, para se ter uma ideia de como os outros estão fazendo.

Lembre-se que o logotipo é a fachada da sua marca, portanto ele deve ser bem elaborado. Vale ressaltar que a contratação de uma empresa especializada é a melhor opção, caso o empresário não tenha conhecimento de softwares de edição de imagens e criação de logotipos.

É importante também dizer que o simples e objetivo, neste caso, é uma opção bem válida. Facilita a interpretação da marca, além de contribuir para passar a ideia de que a empresa é objetiva e eficiente.

Podemos ver abaixo algumas marcas renomeadas que utilizam logotipos simples e objetivos. Elas não precisam nem mesmo ter o nome da marca escrito para quem ver saber de qual empresa se trata.

                                                       

Texto escrito por Breno Rudá – Coordenador de Marketing na PUC Consultoria Jr.

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