Aprenda a importância do planejamento estratégico e como executá-lo

3 minutos para ler

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o momento em que a empresa define suas metas a curto,médio e longo prazo. É realizado por meio de ferramentas de gestão que desenvolvem ações capazes de atingir os resultados. Utiliza-se tanto para objetivos estabelecidos, como o aumento de vendas, quanto para contornar possíveis situações que comprometam o sucesso dos negócios.

Mas, por que fazer?

Ao fazer um planejamento estratégico, além de alcançar o desejado, outros aspectos da empresa também serão beneficiados, são eles:

Aumento da produtividade e redução do tempo

Isso acontece,pois o planejamento estratégico permite que cada um saiba o que deve se fazer, ou seja, evita que o tempo seja gasto pensando e decidindo algo que já foi estabelecido anteriormente. Como consequência,a produtividade da empresa tende a aumentar com essa ganho de tempo.

Melhoria da comunicação e clima organizacional

Ao definir os pontos a serem trabalhados, gerentes priorizam suas ações e padronizam as decisões para todos os níveis hierárquicos. Ao conhecer as etapas a serem feitas,os trabalhadores se sentem inspirados e desafiados a para cumprirem o objetivo.

Engajamento dos colaboradores

A estratégia corporativa faz com que os gestores e colaboradores tenham um interesse em comum, o que evita superposições e estimula colaboração entre as unidades do negócio. Dessa forma, todos obtêm resultados maiores do que os que teriam individualmente.

E como faço o meu planejamento?

Conheça o método mais utilizado pelos grandes gestores. O ciclo PDCA é um método gerencial para a melhoria de processos e soluções de problemas, sendo a base da melhoria contínua. É um método cíclico que pode ser usado em qualquer tipo de organização e ser repetido quantas vezes for necessário, podendo ser combinado com outras ferramentas dependendo do que for desejado.

Ele é dividido em quatro etapas:

Empresa de sucessoPowered by Rock Convert

Nesta etapa deve-se estabelecer o problema a ser resolvido e os objetivos a serem alcançados. É parte mais importante do ciclo, pois é a partir dela que as outras etapas são desenvolvidas.

Ao estabelecer qual o problema e quais os objetivos é necessário realizar um plano de ação. Para essa sub etapa a ferramenta 5W2H pode ser um grande auxílio.

2-Do(Executar) 

É nesse momento em que o plano de ação é colocado em prática. Para que seja executado da melhor forma é preciso recorrer a alguns conhecimentos específicos, por exemplo,se uma determinada empresa deseja aumentar as vendas será necessário pesquisar conteúdos relacionados a marketing.

 3-Check(Checar/Verificar)

Os resultados obtidos pela etapa anterior são medidos em relação à meta, é feito uma validação da eficácia, ou seja, é verificado se tudo ocorreu como o esperado e caso não tenha ocorrido, realizar as devidas correções.

4-Action(Ação)

E por fim, após rodar o plano de ação novamente, pode-se concluir se as metas foram ou não atingidas, caso ainda não tenham sido cumpridas deve se observar o planejamento do plano de ação ou a execução deste.

Quer saber mais sobre como um planejamento pode influencias seu empreendimento positivamente? Então conheça  mais sobre nosso Plano de Negócios.

otimização de processosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário