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Abra seu novo negócio: 6 dicas para dar os primeiros passos rumo ao mercado

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Você tem uma ideia mas não consegue desenvolvê-la? Quer inovar mas não sabe como? Acha que é pequeno demais perto da concorrência? Não sabe qual o primeiro passo a ser dado? Seguem abaixo 6 dicas para quem quer desenvolver seu espírito empreendedor e abrir o seu próprio negócio:

1 – Aprimore o seu modelo mental

A inovação se caracteriza como um aspecto muito importante quando se trata de empreendimento. Ela é essencial para destacar o seu negócio, aperfeiçoá-lo e alavancá-lo. Para tanto, é necessário aprimorar o seu modelo mental inovador fazendo uma conexão com o propósito do seu empreendimento. Reflita sobre o motivo pelo qual começou essa ideia, onde deseja chegar e o legado que almeja deixar.

2- Possível Adjacente

O possível adjacente é exatamente aplicar a teoria da evolução de Darwin às ideias. Basicamente, isso significa que para você ter uma ideia que realmente vá fazer alguma diferença ela precisa, necessariamente, evoluir. Isso quer dizer que para ter ideias inovadoras você precisa estar na fronteira do conhecimento sobre determinado assunto. Procure se informar ao máximo sobre o assunto, estudar o mercado do seu interesse, conhecer as nuances e fazer contatos que possam alavancar de forma efetiva o seu negócio.

3 -Transdiciplinaridade

Expanda. É muito importante conhecer o ramo no qual deseja se inserir mas você não pode se restringir a ele: o mundo de inovações é muito maior que a bolha em que você está inserido. É necessário se disciplinar e aprender muito sobre a especialidade com a qual se deseja trabalhar mas, além disso é preciso ampliar o campo de visão e estar sempre um passo a frente.  Procure se inserir em outros ramos do mercado de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Busque entender outras ciências que estejam distantes da sua área de atuação mas que possam influenciar no seu negócio. E por fim, pratique transdisciplinaridade. Conecte-se com o que não é ciência, com a arte, com o que não pode ser explicado, mas que serve como fonte de inovação.

4 – Observação

A observação do que acontece a sua volta é essencial para te colocar no patamar que deseja alcançar. Analise o mercado no qual você deseja se inserir e procure informações relacionadas a ele por meio de profissionais experientes na área. Observe as necessidades do mercado, as vontades dos consumidores e os problemas que atrapalham o empreendimento.

5 – Anotações

É de suma importância que você registre o que se passa na sua vida. Essa é uma forma efetiva de organizar o sua rotina e separar suas prioridades. Anotar suas ideias também é uma forma de evitar que você as esqueça.

6- Tire do papel

Já tem a ideia formada mas não sabe como desenvolvê-la? Essa é a hora de tomar o primeiro passo e ir em busca de recursos e pessoas que podem te auxiliar. A consultoria empresarial é capaz de oferecer aos gestores informações sobre os setores em que atuam, por meio de recursos e métodos próprios. Dentre essas informações, destacam-se o cenário econômico e as tendências de mercado. A utilização desse conhecimento é uma forma de obter resultados com mais rapidez sem perder o foco no propósito do investimento.

Quem sabe um Plano de Negócios não pode ser o ideal para suas necessidades?

A PUC Consutoria Jr. é uma empresa de consultoria em gestão empresarial formada por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Engenharias da PUC Minas que está desde 1990 no mercado. Nossos projetos abrangem desde a área econômica/financeira até a área de marketing e estruturação interna.

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Texto por: Clara Laperriere – Consultora de Projetos PUC Consultoria Jr.

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