Análise mercadológica e sua importância

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A crise ocasionada pelo Covid-19 tem se mostrado um gigantesco desafio mundial e evidenciou a fragilidade de empresas em diversos setores. E diante desse cenário surge a oportunidade para as pessoas que desejam abrir seu negócio, que podem realizar um melhor preparo através de uma análise mercadológica, se reinventando em meio a essa nova realidade.

Segundo uma pesquisa do Sebrae 42% das empresas entram em processo de falência no seu segundo ano de funcionamento. Esse problema é devido à ausência de um planejamento prévio, mal investimento em gestão empresarial e falta de comportamento empreendedor. E, de acordo com a instituição, tal índice deve pior devido a pandemia caso os gestores não invistam em conhecimento efetivo sobre mercado.

Isso evidencia a necessidade de adesão a medidas que permitam um planejamento que ajude na superação dos desafios ocasionados pela crise. Por conta do fato de que, manter ou até abrir um negócio atualmente exige conhecimento do mercado para que estratégias de readaptação sejam superadas. Com isso, realizar uma análise do mercado torna o processo da tomada de decisão muito mais assertivo, diminuindo os riscos corridos pelo empreendedor.

Entender o perfil do cliente, analisar os fornecedores, identificar estratégias aplicadas pelos concorrentes, estudar a localidade do empreendimento, detectar novas tendências e entender o desenvolvimento dos produtos e serviços. Esses são alguns dos objetivos da realização dessa pesquisa.

Vantagens da análise mercadológica durante o Corona vírus

Dessa forma, é possível inferir que analisar o mercado é fundamental para aqueles que querem se adaptar. Pelo fato de que tudo está mudando rapidamente, surgem novos riscos e com eles muitas oportunidades. Entretanto, para isso é preciso que essa análise seja muito bem estruturada para obter-se um conhecimento claro do mercado, obtendo fatores como:

  • Análise atual e realista do mercado: essencial para se ter uma visão racional do mercado. E partir disso, proporcionar decisões mais assertivas baseada no aumento de conhecimento.
  • Análise futura: é sempre importante ter uma visão do presente e uma projeção do futuro do mercado, informações sobre as mudanças e tendências. Esses fatores possibilitam que o negócio esteja sempre muito atualizado.
  • Compreensão da nova dinâmica de compras: a pandemia ocasionou uma mudança na forma de consumo, que está mais cauteloso e tem mudado suas preferências. Entender isso e saber como lidar diante desse fator é uma grande oportunidade para qualquer empreendedor.
  • Adaptação as necessidades de consumo: como a mudança dos hábitos dos consumidores novas necessidades foram despertadas no consumidor e novas tendências surgiram. Se adaptar a essa mudança entendendo qual produto e serviço oferecer é a ação que vai sustentar um negócio.

O que se observa no cenário da pandemia

Pode-se perceber, assim, a importância de que as empresas estejam sempre atualizadas sobre os fatores que influenciam o hábito do consumidor. E usem essas mudanças como uma oportunidade para aprimorar seu posicionamento no mercado, realizando a manutenção de sua competitividade.

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Nesse sentido, alguns fatores em comum podem ser observadas nas análises mercadológicas que tem sido realizadas durante a pandemia, sendo estas:

  • Aumento das compras online e diminuição de idas às lojas;
  • Priorização de ida a lojas que praticam medidas preventivas;
  • Novas experiências de pagamento;
  • Preferência por negócios que pratiquem delivery;
  • Necessidade de maior investimento em publicidade.

Dessa maneira, tendo essas premissas em mente somado às informações especificas do negócio em questão, o empreendedor compreende mais facilmente quais as melhores formas de conseguir manter o seu funcionamento. Além disso, pode estudar como tais informações devem ser aplicadas.

Garanta o futuro da sua empresa

Como visto anteriormente, não é necessário apenas um planejamento baseado na adaptação ao novo normal. Mas, também, uma base estratégica formulada e estruturada por uma base de dados consistente.

Por isso, entender melhor sobre o público-alvo, concorrência, tendências e situação mercadológica em que um empreendimento está inserido é a chave para um estabelecimento bem sucedido do negócio no mercado.

Sendo assim, uma análise mercadológica bem feita não pode se limitar apenas a informações disponíveis na internet. Pelo fato de que cada negócio tem suas peculiaridades e para isso deve ser feito um estudo direcionado e especifico. Coletando informações precisas e ricas que irão ajudar no crescimento tanto do empreendedor quanto de seu empreendimento. Todas essas questões são melhor definidas na Pesquisa de Mercado. Esse é o serviço ideal para empreendedores que desejam ter uma noção maior do mercado atual e que deseja se preparar para a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio.

Texto escrito por Hellen Christina, gerente comercial da PUC Consultoria Jr.

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