Ticket médio: melhore o desempenho da sua empresa

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Em qualquer negócio, é imprescindível a cultura de acompanhamento de resultados. Tanto para o apoio e avaliação de desempenho quanto para a construção de novas estratégias. Por isso, para o varejo, em especial, a principal forma de medir as vendas é a partir do ticket médio, ou seja, o valor médio que cada cliente gasta em suas compras no estabelecimento.

Aumentar o ticket médio é, consequentemente, aumentar a lucratividade da sua empresa, resultado desejável a qualquer empreendimento. Portanto, a PUC Consultoria Jr. separou as melhores estratégias para sua empresa alcançar esse resultado.

Aumente seu ticket-médio

Conheça seu mercado e descubra seu cliente

Muitas vezes temos produtos excelentes que não vendem, mesmo em um local cheio de consumidores, mas que não se interessam por essas mercadorias. Tudo isso é consequência da falta de conhecimento a respeito do seu cliente e de seu mercado de atuação.

Você já parou para refletir sobre o que e para quem você vende? O que a sua concorrência oferece e qual o seu diferencial em relação a ela? As respostas para essas perguntas são fundamentais para o aumento do ticket médio da sua empresa. Com uma Pesquisa de Mercado, é possível encontrar os aspectos que afetam positiva e negativamente o seu negócio. Se aplicada de uma forma correta lhe dará toda a base necessária para traçar estratégias que aumentem o capital gasto pelos consumidores dentro do seu estabelecimento.

Ofereça produtos complementares

Uma das estratégias mais utilizadas pelo varejo é a política de oferecimento de produtos complementares. Na prática, a impressora e o cartucho de tinta são exemplos claros de bens complementares, assim como o sorvete e a cobertura.

Com essa estratégia, busca-se aumentar a rotatividade de produtos pouco vendidos anteriormente, associando-os àqueles que seus clientes priorizam, com um preço promocional e atrativo. Essa prática, além de aumentar o ticket médio da sua empresa, aumenta o grau de satisfação do usuário por fazê-lo acreditar que está pagando menos por dois produtos em conjunto.

Assim, é importante salientar que os produtos oferecidos devem ser relevantes aos seus clientes. Por isso, ressalta-se a identificação de oportunidades no mercado e as forças do seu negócio, para que se identifique tendências e estratégias para contornar as suas fraquezas e as ameaças do cenário econômico.

Promova a sua empresa e os seus produtos

Reduzir os preços, sem perder a lucratividade e rentabilidade, é uma forma muito efetiva de atrair clientes para a sua empresa. Essa representa a liquidação que vemos em tantos comerciais de televisão ou passeando pelas ruas da cidade.

Outra prática interessante é oferecer brindes na compra de uma ou mais mercadorias. Esse, tem um poder significativo quando oferece ao cliente uma boa utilidade e cria um valor emocional, aumentando a visibilidade da marca e atraindo muito mais vendas. Um exemplo prático é a coroa oferecida pelo  Burger King na compra de seus sanduíches; a empresa transformou um objeto simples e de baixo custo em uma marca autêntica que agrega valor ao seu produto.

E aí? Gostou? Essas são umas das diversas técnicas de vendas existentes no mercado. Para conhecer mais estratégias e diversos outros assuntos entre no nosso Blog!

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