Business Model Canvas, ferramenta de estratégia

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O Business Model Canvas (BMC) ou Canvas Modelo de negócio, é uma ferramenta para auxiliar no planejamento estratégico, tendo como objetivo representar de maneira visual o seu modelo de negócio. Possuir um planejamento estratégico é muito importante, e atua como um ponto de partida. 

Ele pode ser incorporado com o objetivo de estruturar tarefas simples do dia dia ou grades estratégias como organização de um empreendimento, se a sua necessidade se enquadra neste segundo caso conhecer o BMC será primordial para o seu negócio. A utilização do canvas direciona para pontos estratégicos os métodos da sua empresa, alinhando condições importantes do seu empreendimento e os deixando bem definidos.

A importância do alinhamento

Possuir esse alinhamento é primordial, o chamado planejamento organizacional possui diversas ferramentas, destaque ao Business Model Canvas, modelo é importante pois demonstra o funcionamento da empresa permitindo a definição de novas ideias e a organização das ações por meio de uma representação gráfica de variáveis que, juntas, mostram os valores do negócio. Para empreendimentos que estão em fases iniciais, o BMC ajuda, por exemplo, no direcionamento de clientes, sendo que essa área precisa ser muito bem estabelecida e é o primeiro tópico a ser trabalhado na elaboração de um modelo de negócio. A visualização dos diferentes segmentos facilita a identificação de propostas de valor específicas para cada um.

Para empresas já estabelecidas no mercado, a ferramenta ajuda na avaliação de desempenho do negócio, pois fornece informações de forma objetiva sobre diversos aspectos da organização. A ferramenta apresenta diversas vantagens, visto que é um excelente método de visualização e organização para um empreendimento. Pode-se destacar a praticidade de geração de informações que é feita de forma direta e simplificada.

Como estruturar uma planilha de Bunisess Model Canvas

Alguns dos conceitos que apresentam maior destaque nessa ferramenta são aplicabilidade, praticidade e fácil visualização. O canvas é representado como uma espécie de planilha e possui 9 subdivisões que são dispostas da seguinte maneira:

Segmento de clientes

Indicamos que comece o preenchimento do seu canva pela direita, sendo o segmento de clientes o ponto inicial. Neste, defina o seu foco de venda, qual o seu alvo? empresas, pessoas.Como exemplo poderiam ser definidas nesta fase pessoas que gostam de inovar, que possuem consciência sobre o meio ambiente e etc. Evite que sua segmentação seja definida por regiões específicas, sexo, idade, classe social, pois esses podem ser pouco inclusivos e restringirem de froma negativa o seu mercado.

Proposta de valor

Peça fundamental na empresa, é necessário que a sua empresa tenha um planejamento, estabeleça planos de marketing, análise da concorrência, otimização de processos produtivos dentre outros. é primordial que o seu diferencial seja bem definido, entenda o que faz com que o seu cliente escolha sua marca, o que é valorizado por eles.

Canais

Neste deve ser estabelecido os canais de venda para chegar até o público desejado, por isso é necessário entender onde está localizado o seu alvo. Em caso de novas empresas por exemplo participar de feiras de vendas é um ótimo canal para alcançar um público novo.

Relacionamento 

Manter um bom relacionamento é essencial e ele deve ser muito bem trabalhado tanto entre membros do seu negócio quanto com o público. Manter meios de contato, mostrar a história do seu negócio, esses são alguns meios de se manter próximo do seu público 

Receitas

Este é o último campo da parte direita do seu canvas, nesta parte podem ser estabelecidos meios de faturamento, precificação do produto vendido, possibilidade de diversificação como venda de infoprodutos e itens variados.

 Parcerias

Passando agora para o lado esquerdo, segunda fase de preenchimento do canvas. Nesta etapa de parcerias devem ser pensadas estratégias de ações com parceiros que possam alavancar o negócio e agregar valor na relação. Algumas relações de parcerias são fundamentais para o engrandecimento da empresa. Um exemplo são empresários que fazem produtos a partir de materiais recicláveis, que buscam negócios que geram muitos descartes para estabelecer uma parceria, que consequentemente se torna viável para ambas. 

Recursos

Meios utilizados para fornecer a proposta valor, recursos humanos, intelectuais, espaços físicos, hospedagem de site.

Atividades

Estratégias aplicadas no dia dia para que o negócio possa fluir em harmonia como gestão de finanças, destinar um produto para entrega, preparar um material para uma aula e etc. Essa é muito importante para estabelecer pontos importantes como demanda e número de funcionários. 

Estrutura de custos

São todos os custos envolvidos para que o seu BMC funcione, para que o seu negócio flua, envolvendo despesas fixas e variáveis.

Conclusão

Portanto, torna-se evidente a importância de se fazer um bom planejamento estratégico para sua empresa, visto que essa amplia os horizontes da empresa. Assim como o Business Model Canvas existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para planejamento, a adesão dessas também trará melhoras evidentes evitando problemas futuros. alguns exemplos são o 5 Sensos, Matriz GUTMetas SMART

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Texto escrito por Fátima Gomes, consultora de projetos da PUC Consultoria Jr.

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