Logo

BLOG

Capital de giro: saiba como potencializar seu empreendimento

capital-de-giro

O que é capital de giro?

Capital representa qualquer ativo que, com o decorrer do tempo, seja capaz de gerar uma corrente de rendimentos por meio de sua aplicação na produção. No entanto, o capital de giro se relaciona com uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos. Essa é capaz de suprir as necessidades da empresa ao longo do tempo. Sendo assim, é o conjunto de valores que são necessários para que os negócios aconteçam normalmente.

Essa ferramenta representa o valor financeiro que o empreendimento possui em recursos para que ela possa sanar obrigações e contas.

Além disso, vale destacar que os negócios que possuem um capital de giro reduzido tendem a realizar suas operações com maior risco financeiro. Isso porque não possuem preparo ao estarem inseridas em eventualidades mercadológicas. Dessa forma, nota-se que ele possui relação direta com a saúde financeira de uma empresa.

É importante deixar alguns conceitos esclarecidos para não confundir o leitor. O capital se relaciona aos rendimentos que são obtidos por meio de uma aplicação na produção. Já o patrimônio está ligado ao conjunto de bens e direitos que estão vinculados a uma pessoa.

Capital de giro

Entenda a importância de conhecer o capital de giro

Prevenir falências

Ao lidar com um capital de giro elevado, uma empresa possui uma possibilidade mais elevada de se manter no mercado. Desse modo, encontra-se menos exposta à uma possível falência. Trata-se de uma quantia de dinheiro que será necessária para emergências que poderão ocorrer em um empreendimento. Assim, é fundamental para o aprimoramento do controle financeiro e gerencial.

Indicar riscos ao negócio

O capital de giro é de fundamental importância, tendo em vista que é o responsável por financiar diversas operações de negócio. Dessa forma, auxilia na indicação de possíveis riscos que o negócio possui. Além disso, nota-se que essa ferramenta, quando bem utilizada, ajuda a manter um saldo positivo para o empreendimento. Assim, faz com que a empresa possua uma segurança financeira, o que propicia um maior controle dos futuros investimentos. É importante mencionar que, em um cenário de crise, as pequenas empresas são mais impactadas do que os grandes empreendimentos. Assim sendo, demonstra-se a maior necessidade de sua utilização pelos negócios menores.

Garantir previsibilidade à empresa

Um fator indireto que é promovido por meio da utilização correta do capital de giro é a credibilidade que a empresa constrói no mercado. Ela assegura o equilíbrio de suas finanças e impede um possível endividamento. 

Para organizá-lo corretamente, é necessário que se utilizem técnicas que auxiliem na formação de preços dos produtos e serviços. Assim, evitam-se, simultaneamente, a perda de produtividade e erros ao analisar o valor encontrado. Uma ferramenta importante que poderia ser utilizada para auxiliar no cálculo do capital de giro seria a do controle financeiro. Desse modo, visa-se garantir mais previsibilidade a respeito da situação financeira do negócio.

Relação com controle de estoque

O capital de giro possui relação direta com o controle de estoque, tendo em vista que ao possuir uma estocagem elevada, o número de recursos a serem imobilizados aumenta, fazendo com que o capital de giro também seja elevado. Além disso, vale mencionar que essa ferramenta está presente em vários processos, como o planejamento financeiro, a administração de ativos e passivos e o controle financeiro.

[rock-convert-cta id=”2263″]

Como obter o capital de giro

O capital de giro representa o valor dos ativos circulantes subtraído pelo valor dos passivos circulantes. Os ativos circulantes representam todos os recursos que o empreendimento possui e que podem ser convertidos em liquidez facilmente, como aplicações financeiras e valores em contas bancárias. Entretanto, os passivos circulantes têm relação com o valor das despesas e dos custos fixos que um negócio possui, como as contas a serem pagas, salários e fornecedores.

É importante ressaltar que o capital de giro é o valor que a empresa possui para pagar as despesas operacionais do dia a dia, sejam elas despesas fixas ou gastos necessários na manutenção da operação.

Como foi analisado no post sobre abertura de uma empresa, é importante mencionar o capital de um negócio. Isso porque, ao obter o controle dos investimentos iniciais, despesas, custos e do lucro, nota-se um maior planejamento financeiro da empresa, diminuindo os riscos de uma possível falência do empreendimento. 

Texto escrito por Luiz Eugênio, Gerente de Negócios da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 10/07/2019 / Categoria: FINANÇAS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco