Aprenda como ter clientes fiéis com a Disney

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Com a chegada do novo Coronavírus, mais do que nunca percebemos o quão importante é ter clientes que respeitam, e amam a sua marca ou empresa. E para conseguir atrair clientes e mantê-los conectados a sua organização, é preciso fidelizar. E não há nenhuma empresa que faça isso melhor do que a Disney em seu ramo.

A Disney é uma empresa que possui 97 anos de história. E sendo quase uma centenária, apesar de ser tradicional, ainda é uma das empresas que reinventam o mundo por meio do setor de entretenimento. Além disso, diante do coronavírus e a grande acessibilidade das pessoas aos meios de comunicação, o setor de entretenimento nunca esteve tão em alta.

A Disney sabe fazer isso mais do que ninguém, ela possui clientes que são fiéis a sua marca, e que a amam, não tendo nada no mundo que seja capaz de substituí-la.

Mas como a Disney possui clientes tão fiéis?

São poucas as empresas que são capazes de se conectarem tão bem com seu público quanto ela. E a marca Disney sempre esteve na cabeça de consumidores e de não consumidores como sinônimo de entretenimento de qualidade para toda a família.

Assim, ela sabe muito bem como atender de maneira adequada a esse público, com produtos e serviços que atendam tanto a família em conjunto, quanto seus componentes de maneira individual. Para explicar melhor como ela consegue atender a diversos públicos, precisamos observar os 5 segmentos de negócios que ela possui.

The Walt Disney Studios: responsável pela criação de filmes, selos de gravadoras e peças de teatro;

Parks and Resorts: no qual ocorre a administração dos onze parques temáticos da Disney, suas linhas de cruzeiros, e outros ativos que são relacionados a viagens;

Disney Consumer Products: segmento encarregado pela venda de todos os produtos da marca;

Media Networks: que inclui as redes de televisão ESPN, ABC e sua famosa Disney Channel e;

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Interactive Media

Com essa segmentação bem-feita, e que atende as diferentes necessidades do público, ela conseguiu expandir a sua marca para novas áreas, e aumentar a sua rede de alcance. Assim, a Disney passou a oferecer produtos para o público mais velho, e ganhou uma imagem diversificada, como sendo uma empresa que se encaixa para toda a família.

A criação da magia da Disney

E a prova de como ela vem sendo uma organização atemporal, são dos grandes visionários que os irmãos Disney (Walt e Roy), lutaram durante duas décadas pela sobrevivência, e trouxeram o personagem memorável que ainda é o grande símbolo da Disney. Com isso, apesar de serem poucos os que acreditavam no potencial da empresa, a organização teve um sucesso estrondoso com os seus desenhos falados e o seu primeiro filme ‘Branca de Neve e os Sete Anões’.

Assim, ao longo de três décadas, a empresa vivenciou a produção de histórias que são consideradas como clássicas e revolucionárias em todo o mundo. E foi assim que a Disney definitivamente conseguiu encantar e criar memórias insubstituíveis no coração do seu público.

Mas a empresa não se limitou a fazer filmes e produções em seus estúdios. Uma de suas grandes sacadas foi de proporcionar a seu público, a experiência de poder viver a magia da Disney na vida real, por meio de seus parques temáticos. E foi assim que os dois irmãos criaram uma marca que se destacava pela confiança, diversão e entretenimento. No qual repercutia juntamente as crianças, famílias e adultos por intermédio de alguns personagens, histórias e memórias mais comoventes e icônicos de todos os tempos.

Os clientes são a base de tudo

A Disney sempre buscou se firmar e se aproximar ao máximo de seu público. Assim, para continuar proporcionando experiências tão fortes, que são passadas por gerações, ela buscou novas formas de atingir o seu nicho de consumidores.

E como forma de promover essa inovação, ela sempre lança mão de tecnologias emergentes. Como é o caso dos podcasts de seus programas de TV, e de comunicar seus produtos a imprensa. Dessa maneira, todas os esforços para tornar seus consumidores como fortes defensores da marca, transformaram a Disney na décima empresa mais valiosa do mundo.

Um desafio para a Disney

Seu maior desafio hoje, é fazer com que uma marca se mantenha relevante e atual para o seu público principal, mas respeitando os seus valores e sua tradicionalidade. E, de acordo com o CEO da Disney:

Sendo uma marca que as pessoas procuram e confiam, ela abre portas para novas plataformas e mercados e, portanto, a novos consumidores. Quando se lida com uma empresa que tem um grande legado, é preciso administrar decisões e conflitos que surgem do confronto entre tradição, inovação e relevância. Eu acredito no respeito pela tradição, mas também acredito nas necessidades de inovar e de conciliar o respeito pela herança com a necessidade de ser relevante.

Bob Chapek

Portanto, para se tornar uma marca ou empresa que não sai da mente das pessoas, busque proporcionar as melhores experiências para seu público. Somente com ele você será capaz de ser insubstituível, e criar um diferencial que possa ser sua salvação nessa crise.

Texto escrito por Luíza Abreu, Gerente de Marketing da PUC Consultoria Jr.

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