O movimento empresa júnior e suas vantagens

6 minutos para ler

Atualmente, tem sido exigido cada vez mais dos estudantes ter conhecimentos técnicos e vivência profissional mesmo ainda estando no ambiente universitário. Por isso, têm surgido opções de atividades extra-curriculares, fora o já conhecido estágio. Dentre elas pode-se destacar uma opção que vem ganhando força cada vez mais, que é o movimento empresa júnior. Tendo em vista isso, é evidente que essa modalidade empresarial oferece uma série de vantagens tanto para estudantes quanto para outras empresas também.

O que é uma empresa júnior?

Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso superior. Esses alunos podem ser de um curso específico ou de cursos variados, como é o caso de nós a PUC Consultoria Júnior.

Os principais objetivos de uma empresa júnior são: fomentar o aprendizado e prática dos universitários em alguma área de atuação; aproximar mercado de trabalho ao ambiente acadêmico; além de, ter total autonomia ao ambiente universitário agindo com independência e seriedade.

Além disso, empresas juniores ofertam serviços nas mais variadas áreas do conhecimento, seja em finanças, marketing, gestão de empresas, projetos de engenharia, design, direito e até de psicologia. E todos esses serviços são oferecidos a um preço mais abaixo do que praticados por empresas sênior desses setores.

O que é o MEJ?

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, formada por estudantes interessados em ter uma experiência empreendedora dentro do contexto da universidade.

Em 1988 chegou ao Brasil com o propósito e busca por um Brasil empreendedor. Para isso, o MEJ tem como objetivo formar pessoas capacitadas e comprometidas a mudar o país, sendo que, seus principais valores são: compromisso com os resultados, sinergia, orgulho de ser parte do MEJ, transparência e postura empreendedora. Características que tornam seus membros extremamente comprometidos com os serviços realizados e potenciais profissionais de sucesso no futuro.

O Brasil possui uma confederação responsável por apoiar e unir as diversas empresas juniores situadas nos quatros cantos, a chamada Brasil Júnior. Com o trabalho de impulsionar a vivência empresarial que essas empresas propiciam e trazendo legitimidade a elas perante a sociedade. 

Por fim, a missão da Brasil Júnior é representar o MEJ. Além disso, potencializá-lo como agente de formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país. Além disso, o movimento é apoiado por várias grandes empresas ao redor do mundo. Pode-se destacar empresas como: a Kraft Hrinz; Ambev, Bradesco, Pirelli e Raízen.

Por que contratar o serviço de uma empresa júnior?

Empresas juniores oferecem capacitações constantemente para seus membros, o que para as empresas é a garantia de que o serviço prestado será de alta qualidade por ser desenvolvido por pessoas realmente aptas e capacitadas para o tal.

Além disso, todos os serviços prestados são personalizados de acordo com as necessidades do cliente uma vez que o serviço oferecido atende de maneira aprofundada essa necessidade com um preço variável de acordo com o nicho da empresa júnior.

Por fim, as EJ’s são empresas sem fins lucrativos, isso garante que os serviços prestados sejam oferecidos por valores bem abaixo do que o ofertado por empresas sênior. Fazendo com que o empreendedor não tenha tantos gastos e obtenha mesmo assim um mesmo serviço profissional e de qualidade.

Por que participar de uma empresa júnior?

As empresas juniores como já mencionado anteriormente, são uma excelente oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Dentro do contexto de uma empresa assim, todas as pessoas possuem objetivos de crescimento comuns o que torna o ambiente extremamente propício para aprendizados.

Powered by Rock Convert

Além disso, a empresa júnior é um excelente ambiente para ampliar o networking pessoal. Pelo fato de que por estar constantemente em contato com outras empresas e pessoas de outras empresas juniores também, é um ambiente extremamente propício para se estreitar laços que podem vir a ser oportunidades no futuro.

Outro fator que é a base da empresa júnior, é a capacitação de seus membros. Para que a empresa continue oferecendo bons serviços é necessário que seus membros de tempos em tempos passem por cursos e palestras. Essas capacitações também agregam muito valor na carreira pessoal dos membros que passam a ter um leque de conhecimentos em diversas áreas. Fator que inclusive foi destacado pela revista Exame em uma reportagem abordando sobre esse tipo de empresa.

Por fim, nós da PCJ abrimos nosso Processo Seletivo a cada semestre, para que pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos e sua experiência possam ter acesso a todos esses benefícios.

A PCJ

Nós somos a primeira empresa júnior de Belo Horizonte. Já beneficiamos mais de 300 empresários ao redor do Brasil, em 30 anos de história. Além disso, contamos com um time capacitado e muito bem orientado para realização de projetos nas mais diversas áreas.

Além disso, a PCJ possui um ambiente de trabalho extremamente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos membros. Pois, possuímos como valores: a sintonia, empreendedorismo, comprometimento e o orgulho de fazer parte da nossa empresa.

Nosso propósito é abrir oportunidade para jovens, dentro da universidade, de terem contato com o ambiente empresarial e a possibilidade de se evoluir pessoalmente e profissionalmente. Lembrando que na nossa empresa não buscamos por alunos de cursos específicos, mas sim pessoas que estejam interessadas em investir em sua carreira e engajadas em apoiar outras empresas. Isso faz com que nosso ambiente seja muito diverso de pessoas também.

Com qualquer empresa que deseja crescer e evoluir constantemente, a PCJ possui missão e visão muito bem definidos. Sendo nossa missão: ser fomentadora de jovens críticos e empreendedores capazes de transformar realidades. E visão: ser referência perante à PUC Minas, ao Movimento Empresa Júnior e ao mercado, promovendo a atitude empreendedora dos nossos membros.

E por fim, nossa promessa é oferecer serviços personalizados e de alta qualidade. Sempre atendendo as demandas e sanando as dores do cliente dentro do contexto em que ele se encontra.

Se interessou por nós e pelo movimento? Nosso processo seletivo está aberto. Venha fazer parte do nosso time! E você empreendedor, entre em contato conosco para oferecermos um diagnóstico gratuito para te ajudar a tornar sua empresa melhor a cada dia!

Texto escrito por João Lucas Castro, gerente de marketing da PUC Consultoria Jr.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.