Logo

BLOG

Equilíbrio atuarial e financeiro, o que são?

equilibrio-atuarial-e-financeiro

Dentro de uma entidade, a manutenção da constância é fundamental para sua estabilidade, principalmente em termos financeiros, a partir disso para garantir isso, surgem dois equilíbrios a serem atigidos. São eles o equilíbrio financeiro e o equilíbrio atuarial. E, segundo o portal do Ämbito Jurídico, esses equilíbrios são muito importantes para uma visualização atual e futura em relação às reservas monetárias de um negócio.

Então, vamos apresentá-los detalhadamente demostrando sua importância dentro da sua empresa e também para o nosso país.

O que é Equilíbrio Financeiro?

Equilíbrio Financeiro está associado àquele momento em que todos os custos e despesas previdênciárias estão sendo financiadas pela sua receita. Como resultado, quando a arrecadação é maior ou igual aos pagamentos que precisam ser feitos.

Dessa forma, garante que a empresa não efrente crises financeiras em curto periodo de tempo.

O que é Equilíbrio Atuarial?

O equilíbrio atuarial é uma medida a longo prazo em que receitas da previdência cobrem as despesas através do cálculo atuarial. Nesse sentido, diferentemente do equilíbrio financiero, que é baseado na situação atual do negócio, esse é mais apropriado para uma visão futura.

Calcula-se esse equilíbrio por meio de diversas variáveis como: taxa de juros, expectativa de vida, taxa de rotatividade e inflação. 

Em 2020 podemos dizer que o equilíbrio atuarial sofreu um grande impacto devido às mortes e às medidas protetivas do coronavírus, por ter sido um acontecimento fora do esperado e que trouxe uma série de despesas às empresas. Segundo o secretário da previdência, estabelecer esse equilíbrio se tornou uma grande missão dentro do planejamento financeiro de diversas instituições. 

De que forma o equilíbrio atuarial é calculado?

O cálculo atuarial demostra se a instituição apresenta lucro ou prejuízo financeiro e qual deve ser o valor pago pelos contribuintes para financiar os gastos do Regime Próprio. É também a garantia de que o fundo será o necessário para financiar as aposentadorias e pensões.

É efetuado uma atualização anual por todos os institutos, uma vez que suas variáveis se alteram constatemente – idade, evolução salarial, expectativa de vida, entre outros.

RPPS e sua relação com esses equilíbrios

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o modelo de previdência pública exclusivo dos servidores públicos titulares de cargo efetivo e seus beneficiários. Por exemplo, servidores concursados (ativos ou não), militares e seus dependentes, como esposa, marido e filhos. 

Em adição, para um bom funcionamento de um Regime Próprio desse tipo é necessário que os equilíbrios financeiro e atuarial se encontrem em margens de valor em que os gestores possam trabalhar em segurança, visto que é preciso reverter a situação caso esteja causando prejuízo.

O que fazer em momentos de déficit?

Dessa forma, se situações de défict acontecerem, algumas ações são de extrema urgência. Por isso, vamos citar algumas delas, por exemplo:

  • aumentar a arrecadação dos contribuintes
  • diminuir as despesas do RPPS
  • criar uma política de investimentos, para aumentar a rentabilidade no longo prazo

Importância de um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro ajuda a alcançar metas e objetivos. Por isso, é importante um planejamento para que não haja imprevístos no futuro.

E nós da PUC Consultoria Júnior prestemos esse serviço com qualidade e um amplo portifólio para oferecer o melhor planejamento financeiro, clique aqui para entrar em contato conosco e fazer um reunião diagnóstica.

Texto escrito por Jordanio Morais, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 02/02/2021 / Categoria: FINANÇAS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco