Estratégia de Marketing: saiba o que é e conheça os principais tipos

8 minutos para ler

A Estratégia de Marketing vêm ganhando uma notória visibilidade e demanda nos tempos atuais, mas o que poucos sabem é que esse assunto vem sendo trabalhado muito antes da era digital. Um exemplo disso é a empresa Michelin, que no ano de 1900, com o objetivo de alcançar clientes que consumissem seus pneus, fez um guia para promover o turismo na região da Europa. Esse turismo aumentava a procura por pneus, uma vez que estes eram desgastados pelas viagens e, por isso, as pessoas logo procuravam os serviços da empresa em questão.

Por outro lado, o período pré internet realmente contava com uma grande maioria, de empresas, que esperavam o cliente ter a necessidade de seus produtos e serviços para comprá-los. Já com o advento das webs, ocorreu uma facilidade na circulação de informações, marcas, mercadorias e, com isso, foi necessário que as empresas investissem na produção de conteúdo a fim de garantirem seu diferencial em meio a uma competição de nível extremamente amplo e disseminado. 

A produção de conteúdo consiste em reunir as melhores maneiras de representar uma marca e transmitir a sua mensagem de forma a cativar clientes. Essa mensagem deve ser emitida de maneira clara, persuasiva e relevante para que o público consiga se identificar e se interessar com os ideais da empresa e, também, com o serviço exposto.

O que é e como funciona uma estratégia de marketing?

Seguindo essa linha de raciocínio, as estratégias de marketing consistem em todo o empenho dedicado a dar destaque a uma determinada empresa, atrair clientes e mostrar as especificidades dos serviços que ela oferece. Tais estratégias são cruciais para traçar um caminho que aproxime o empreendimento de seus objetivos. 

Dessa forma, esse investimento é feito através da produção de conteúdos que podem variar de blogposts, infográficos, conteúdos audiovisuais, anúncios entre outros, e eles podem ser publicados em diferentes canais, dependendo do objetivo da empresa ou do público alvo que se pretende atingir. Exemplos de canais que podem fazer essa comunicação negócio/cliente são as redes sociais que alcançam um grande prestígio e, também, os blogs e e-mails. Ademais, fora do contexto digital, diversas empresas investem no marketing em jornais, revistas, outdoors e banners.

Por que é importante definir uma estratégia de marketing?

Antigamente era fora do planejamento de muitos negócios pensar em plano de marketing já que era considerado tangível apenas para empresas de grande porte e poder aquisitivo. Atualmente, essa ideia é ultrapassada tendo em vista os benefícios e facilidades proporcionados pela internet, que trouxe consigo um menor custo e alta efetividade quanto à promoção de marcas, ou seja, o marketing se tornou acessível e, dessa forma, extremamente necessário para micro e pequenos negócios.

Com a demarcação de uma programação bem estruturada, contando com análise de dados que permeiam o empreendimento, definição de objetivos, estudo constante do mercado e diferentes cenários, fica mais fácil colocar medidas de publicidade em prática. E isso se torna um benefício, tanto no quesito organizacional quanto no qualitativo, esse planejamento permite um entendimento maior sobre a empresa e suas variáveis e, assim, favorece a produção de conteúdos de melhor qualidade.

Além disso, esses estudos possibilitam que o empreendedor conheça melhor seu público e aposte em formas mais assertivas de fidelizá-lo. Tendo isso em vista, o marketing foca, também, na comunicação com o cliente no período pós venda e isso reduz os custos já que as chances dessa pessoa comprar novamente, se o retorno for positivo, são muito grandes. 

Por fim, nota-se ainda que a publicidade também é necessária para fortalecer a marca e agregar valor ao que ela oferece, sendo assim, o comprador passa a ter mais ciência dos ideais do negócio e a propensão dele investir em algum serviço é maior. 

Elementos indispensáveis para uma boa estratégia de marketing

Para alcançar bons resultados com o marketing, um dos pontos mais importantes é definir uma persona, que é um método de segmentação de mercado. A persona representa o cliente ideal de um negócio e se baseia na análise das características de clientes reais, como comportamento, localidade, adversidades, desafios e objetivos. Assim, é possível direcionar melhor a publicidade da empresa a partir da descrição deste cliente ideal. Os canais de distribuição da publicidade também se fazem muito necessários visto que cada um pode objetivar resultados e públicos diferentes. 

Ademais, ter boas ferramentas é um ponto positivo para a empresa já que contribuem para nortear o posicionamento do empreendimento na internet. Exemplos são o Google Analytics, HubSpot, Internet Marketing Software e Optimizely.

Finalmente, é imprescindível que a marca tenha um bom entendimento sobre o ambiente virtual. Estar nas redes sociais é um benefício sim, porém é preciso respeitar as normas e condutas que o universo digital impõe, por isso, o conhecimento sobre marketing digital possibilita o alcance dos melhores resultados e a construção de uma imagem positiva para a empresa.

Plano de Marketing 

O Plano de Marketing coloca em prática as estratégias relacionadas à publicidade que a empresa define, ou seja, o plano de marketing seria a materialização das estratégias. Desse modo, reúnem-se todos os dados, características, variáveis coletadas e se constrói um planejamento para concretizar essas medidas a fim de maximizar o lucro e diminuir as chances de erro. Ainda, esse método contribui para facilitar a organização de cada etapa que deve ser feita, demarcar os objetivos de cada uma e prever os próximos passos que a empresa deve tomar.

Principais exemplos de estratégias de marketing

Existem diversos exemplos de estratégias de publicidade, porém, é preciso analisar corretamente o perfil de cada empresa para avaliar qual método será mais assertivo em seu meio. Por isso, percebe-se a importância de acertar na tática, ou táticas, escolhida para aplicá-la de modo a atrair mais pessoas e mais lucro à empresa. 

O primeiro exemplo é o Marketing Digital e ele representa todas as ações direcionadas à internet, tendo as redes sociais como grandes aliadas no processo. Tal método utiliza-se dos mais variados canais online e ferramentas que permitem a análise do engajamento em tempo real. Um dos maiores benefícios do modo digital é o fato de ter um menor custo e ser acessível a maioria das pessoas e, também, alcançar mais pessoas, permitindo uma maior interação entre os clientes e o negócio. Além disso, vale lembrar do Marketing Tradicional que engloba as ações fora da internet como, por exemplo, anúncios em jornais, televisão, distribuição de brindes e telemarketing.

O Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair pessoas através da produção de conteúdos pertinentes que atribuam credibilidade para a marca. Esse conteúdo se diferencia por não ser uma propaganda direta ao consumidor, considerado por muitas pessoas um ato massivo, mas explora os diferentes canais existentes compartilhando neles materiais, dicas, informações sobre assuntos que podem interessar o público. A partir disso, muitos indivíduos despertam o interesse pelo material abordado e é exatamente o produto que a empresa pode vender a ele.

Diferentemente do anterior, o Outbound Marketing configura nos modos mais convencionais de publicidade no qual o empreendimento vai atrás do seu público com ações direcionadas exclusivamente a ele. 

Marketing e Puc Consultoria Júnior 

Tendo em vista o assunto abordado ao longo do post, fica evidente a importância do marketing e suas estratégias no contexto atual e principalmente, no digital. Em meio a uma era em que as redes sociais vêm ganhando mais espaço nas dinâmicas sociais, é imprescindível que as empresas se preocupem em anunciar sua marca ao mercado da melhor maneira possível.

Por isso, vale lembrar que a PCJ realiza projetos na área da publicidade. O Plano de Marketing, explicado anteriormente, reúne informações sobre os clientes, concorrentes e mercado das empresas com a finalidade de fazer uma análise rigorosa. Dessa forma, planejar os melhores meios de obter resultados positivos e fidelizar pessoas.

Se você precisa de um método efetivo e personalizado para melhorar o engajamento da sua marca e criar uma identidade atrativa e autêntica, entre em contato com o nosso time e ficaremos felizes em atendê-lo! 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.