Como o marketing pode transformar sua empresa

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Nesse post será apresentado um case de sucesso, isto é, um estudo de um caso. Dessa vez de uma microempresa de estúdio fitness que obteve grande crescimento de sua receita e alcance, através de estratégias de marketing que serão compartilhadas.

É comprovado que toda empresa, independente do seu tamanho, para maximizar a sua participação no mercado necessita de um sistema de marketing digital bem planejado e com estratégias bem definidas. Essa ferramenta é utilizada para alcançar diferentes objetivos da marca. Como aumentar a sua visibilidade, aumentar o número de vendas, obter a fidelização de clientes e até educar o mercado.

Nesse case, o estúdio fitness implementou uma estratégia de marketing e conseguiu gerar 290 leads que resultaram em US$11.600 em vendas mensais recorrentes em 30 dias. Portanto, é comprovado que conteúdo relevante, bom planejamento e muita criatividade podem fazer a diferença para uma marca.

O termo “leads” são contatos (empresas ou pessoas) que demonstraram interesse por seus produtos e serviços, sendo considerados oportunidades de negócio e potenciais clientes. Eles são gerados quando o usuário preenche um formulário com seus dados, como nome e e-mail, e a marca passa a ter acesso à eles e nutri-los com conteúdos ricos e relevantes.

Ao longo desse post será apresentada a estratégia utilizada pela empresa. E cada etapa que ela realizou para conseguir captar tantos novos clientes e aumentar o seu faturamento em tão pouco tempo.

O desafio

O estúdio fitness enfrentava dificuldades para atrair novos clientes e ter grande adesão de novos membros em um curto período de tempo. Isso devido ao maior preço que é cobrado mensalmente para assinar o plano, que varia em torno de US$600/mês.

Nesse sentido, os empreendedores decidiram investir em serviços de marketing para mudar essa realidade e obter novos resultados. Eles já tinham em mente a oferta de “uma semana grátis” para atrair novos membros. Porém eles necessitavam de todo um planejamento estratégico para atingir o público-alvo esperado, ter um bom alcance e gerar leads ao longo desse processo. Leads que no futuro poderiam se transformar em clientes.

Estratégias para alavancar o marketing

A estratégia utilizada foi denominada Fit FLAVER, em que cada uma das iniciais representa uma das ferramentas que fizeram parte desse processo.

-Facebook Ads (anúncios pagos do Facebook)

-Landing Pages

-Automação

-Vídeos

-E-mail marketing

-Redirecionamento

Cada um desses componentes foram essenciais para aumentar 9x o número de leads em apenas um mês. Entretanto, vale ressaltar que foi realizado um plano antes de colocar toda essa estratégia em prática. Os objetivos e o público-alvo já estavam bem estabelecidos e estruturados.

Desmembrando a estratégia de marketing

Facebook Ads

Facebook Ads são os famosos anúncios que são realizados nessa plataforma pelas marcas. Através deles é possível impulsionar posts, mediante pagamento. Para que o conteúdo atinja mais pessoas, ultrapassando o alcance que a rede social oferece organicamente, ou seja, de forma gratuita. É uma ferramenta fundamental para aumentar o alcance da marca e atingir o público que deseja. Pois é possível segmentá-lo por vários dados, como localização, gênero e idade.

O estúdio fitness utilizou esse instrumento para divulgar um post com vídeo comunicando sobre a nova oferta de uma semana grátis. O anúncio era bem informativo explicando sobre os treinos e mostrando o estúdio, além disso ele era veiculado para o público feminino. Assim, os usuários que tivessem interesse deveriam preencher um formulário que daria passe de uma semana grátis.

Landing Pages

Essas são as páginas que tem como objetivo fazer os visitantes preencherem o formulário em troca de algo. Nessa página costuma ter um texto apelativo e todos os elementos que o usuário precisa preencher para ganhar algum material ou oferta. No caso, um passe de uma semana grátis. Essas páginas são voltadas para a conversão de um visitante em uma lead, isto é, em uma oportunidade de negócio.

O texto presente na Landing Page explicou novamente sobre o treino, o diferencial do estúdio e sobre a campanha que estava sendo ofertada. Concomitantemente, foi feito o uso de manchetes chamativas e com uma mensagem direta para aderir à oferta, “SIM, QUERO MINHA SEMANA GRATUITA”, como está mostrado acima.

É relevante lembrar que o visitante só conseguiria o passe se preenchesse todos os dados requisitados no formulário.

Automação do marketing

É a espinha dorsal do trabalho com leads. Pelo fato de que, para que a estratégia funcione de forma eficiente é necessário essa automatização. Ela é a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento de compra. Nesse caso, a tecnologia é usada para automatizar as ações e processos do marketing, reduzindo trabalhos manuais.

É importante ter em mente que que cada lead é diferente e deve ser qualificado de acordo com o estágio do funil de vendas que ele se encontra. Dando a ela todas as informações que ele necessita no momento que se encontra de maneira automatizada.

No estúdio fitness esse processo foi realizado com as leads obtidas no anúncio do Facebook. Todos os visitantes que cadastraram seus e-mails foram respondidos e adicionados nas listas de e-mails que foram disparados de forma automatizada durante uma semana após ganharem o passe. Dessa maneira, foi economizado tempo da microempresa e todas as leads obtidas foram nutridas de forma automática.

Vídeos

O anúncio realizado no Facebook utilizou como formato um texto seguido de um vídeo. Tal conteúdo é de fácil consumo e com experiência passiva, isto é, não é necessário muito esforço para adquirir a informação dada. Esse vídeo tinha duração de apenas 47 segundos e mostrava sobre o treino, suas vantagens e o valor que ele pode gerar. Sendo esse tempo suficiente para as pessoas ficarem empolgadas e ansiosas para experimentar. Em seguida, era oferecida a opção de ganhar o passe de uma semana gratuita, convertendo esses visitantes em leads.

E-mail

Independente da hora que a pessoa preenchesse a oferta da semana do estúdio fitness, ela recebia e-mails de confirmação informando que a equipe entraria em contato. Foram criados três tipos de e-mails diferentes para garantir a captação do maior número de pessoas possível.

A seguir está representado um dos e-mail enviados que obteve grande sucesso. Pelo fato de que ele foi feito de maneira personalizada utilizando o primeiro nome do lead, incluía uma oferta bônus, pedia um retorno de ligação imediato. E além disso, incluía assinatura do proprietário do estúdio tornando tudo mais pessoal.

Redirecionamento

Muitos usuários clicaram na landing page, porém não preenchiam todas as informações ou fechavam antes de continuar. A partir disso, com a finalidade de não perder esses leads em potencial, eles eram re-impactados com outro anúncio de remarketing, lembrando sobre a semana grátis que eles tinham que garantir. Nesse caso, a manchete dizia “Você ainda quer uma semana grátis …?”.

Considerações

Algumas ações foram realizadas em conjunto com essas ferramentas para garantir o sucesso da estratégia:

A equipe de vendas tentou entrar em contato o mais cedo possível com as leads qualificadas para não terem chance de elas perderem o interesse;

Uso de e-mails automatizados que incentivam as pessoas a ligar para resgatar uma oferta de bônus (no caso da equipe de vendas não conseguir entrar em contato).

Conclusão

O case de sucesso do estúdio fitness retrata a importância do marketing para a transformação da sua empresa. Todo empreendedor que busca se manter forte e crescer no mercado necessita investir nas formas mais modernas de se realizar o marketing digital. Esse investimento pode impactar de forma expressiva o futuro do seu negócio. A transformação no estúdio fitness é um dos muitos casos que as estratégias de marketing colocadas em prática de forma eficiente trouxeram resultados efetivos para uma marca.

A PUC Consultoria Jr é outro exemplo de empresa que utiliza do marketing de conteúdo como forma de atrair e engajar uma audiência para gerar negócios. Isso através da produção de conteúdos relevantes.

Caso você, empreendedor, tem algum interesse em utilizar dessas estratégias para transformar a sua marca, entre em contato conosco. Oferecemos uma série de serviços nessa área, como o Plano de Marketing. Serviço que poder ser muito útil e é adaptável a situação específica do seu negócio.

Texto escrito por Marcela Vaintraub, consultora de projetos na PUC Consultoria Jr.

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