Fit Cultural: o que é, e como aplicar em sua empresa

6 minutos para ler

Fit cultural é uma ferramenta muito popular no meio dos Recursos Humanos (RH) de empresas estrangeiras e multinacionais. Sendo um sistema simples, de fácil utilização e de fácil implementação. O que pode gerar uma vantagem no que tange a alocação de novos funcionários, retenção de talentos e sinergia de trabalho para a sua empresa. Todos esses fatores irão otimizar suas relações de trabalho e gerar uma melhor produtividade da equipe.

Mas o que é o Fit cultural?

 Consiste na contratação de funcionários alinhados aos valores da empresa. Os valores da empresa são questões ligadas a forma de trabalhar e a missão desta. Um exemplo simples de uma contratação com alinhamento de valores seria uma empresa, chamaremos ela de EcoVendas. A mesma possui valores voltados para a sustentabilidade e trabalho criativo. Mas com salários baixos contrataram uma funcionária, chamada Daniela, que possui esses mesmo ideias e que prefere o ganho de experiência do que financeiro. Nesse exemplo vemos que a EcoVendas tem valores e ideias bem definidas que são compartilhadas pela a sua nova funcionária.

Mas e se a contratação não seguisse esse conceito? A empresa poderia contratar um funcionário que se importa muito com o fator remuneração e assim o próprio ficaria insatisfeito com o seu trabalho. Com isso, afetando a sua produtividade e a empresa perderia tempo e recursos do RH em reuniões e até mesmo uma saída desse.

Benefícios do Fit cultural

 Como foi visto no exemplo o modelo de Fit Cultural apresenta benefícios importantes tanto para uma otimização de gastos, tempo e na felicidade dos funcionários. Ao implementar esse modelo surgem três benefícios diretos e indiretos. Primeiro a assertividade de contrações, pois ao contratar funcionários que concordam com os valores da empresa. E, além disso, que estão alinhados com os objetivos dela tem-se uma maior chance de eles serem produtivos, felizes e se manterem na empresa.

Assim gerando uma redução no gasto com cursos de preparação para novos  funcionários ou que estão migrando entre setores da empresa. Reduzindo também a chance de precisar realizar novas entrevistas para contratações.

Outro tópico importante que a Fit Cultural traz é a retenção de talentos. Os funcionários no geral possuem formas de trabalhar e de pensar. Assim localizar esses que são muito bons ou que tem muito potencial no estilo de trabalho da sua empresa garante que um possível talento seja rapidamente contratado. E, que esteja feliz em seu serviço. Pois sua forma de agir e pensar é alinhada ao estilo da empresa.

A importância do alinhamento

Para ilustrar melhor esse conceito voltaremos ao exemplo da EcoVendas. Daniele possui um estilo de pensar e de trabalhar criativo, assim como o desejado pela empresa. Como ela foi contratada na primeira seção de entrevistas os gerentes já puderam iniciar seu aperfeiçoamento e seus trabalhos para Daniele. Sendo que ela já possui um alto potencial de crescimento para a empresa além de melhorar mais com o decorrer do tempo.

Powered by Rock Convert

Caso a EcoVendas tivesse contratado o candidato anterior a ela provavelmente teriam dificuldades. Pois esse possui um estilo de trabalho metódico e pouco criativo. Sendo assim perderiam tempo e recursos tentando encaixá-lo no modelo da empresa o que geraria uma insatisfação do próprio funcionário.

Por fim outra ajuda importante que a Fit cultural traz é a sinergia no trabalho. Quando temos um grupo de funcionários que trabalham seguindo as mesmas ideias e tendo as mesmas missões ajuda na produtividade da equipe. E se evita desentendimentos internos.

Como aplicar a Fit cultural a sua empresa?

Agora que já foi mostrado a importância do Fit cultural trabalharemos com a questão mais importante, como implementá-lo?  Inicialmente precisamos formular quais são os valores da empresa, seus objetivos e seu jeito de fazer as coisas. A partir disso pode-se implementar uma série de fatores já na entrevista de emprego como por exemplo aplicar um teste de perfil comportamental que classificar o candidato entre os seguintes aspectos: dominância, cautela, influência e estabilidade.

Outros exemplos que podem ser feitos em sintonia com o teste de perfil são: uma entrevista comportamental, voltada para situações vividas pelo candidato e como ele lidou em casos anteriores, dinâmicas em grupo, para ver suas ações e reações com outras pessoas e um plano de carreira. Diversos desses passos devem ser atualizados ou decorrer do tempo como o teste de perfil que deve ser feito com os funcionários de tempos em tempos para perceber alterações, a PCJ também utiliza esses métodos em sua entrevista e refaz periodicamente os perfis de seus membros.

Após obter todos esses dados é necessário avaliar eles   conforme o que foi planejado e esperado de novos membros. Assim é interessante que a liderança do setor que abriu a vaga crie e avalie os candidatos conforme o que ele julga necessário para seu setor. Caso tenha dúvidas ou inseguranças acerca dessa avaliação final lembre-se que a PCJ além de oferecer serviços de gestão de pessoas e planejamento de cargos temos outros textos sobre o tema no nosso blog.

Conclusão

Após toda essa análise vemos que a Fit cultural ajuda a otimizar sua produtividade e gera uma melhoria nos seus funcionários. Caso queira aumentar a produtividade de sua empresa de um jeito diferente temos esse texto sobre Clima Organizacional, que pode te ajudar. Também foi visto como que seguir essas pequenas mudanças na entrevista de emprego e ao decorrer da gestão pode evitar problemas futuros. Por mais que sejam dados relativamente fáceis de se obter em uma entrevista não é tão simples interpretá-los e tomar decisões com os mesmos. Então caso você possua alguma dúvida ou problema em sua aplicação lembre-se que a PCJ fornece textos gratuitos sobre o tema e serviços pagos para auxiliá-lo.

Texto escrito por Augusto Antinossi, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

otimização de processosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.