Golden Circle: ferramenta para engajar clientes

5 minutos para ler

O Golden Circle se constitui em uma das mais famosas metodologias desenvolvidas no mundo dos negócios, tendo sido criada pelo britânico Simon Sinek, e é mundialmente conhecida por Golden Circle (Círculo Dourado). Sinek ao desenvolver esta metodologia buscou entender como as grandes marcas e personalidade mundiais conseguem inspirar liderança e motivar pessoas ao redor do mundo, utilizando como objetos de estudo a Apple, e personalidades como Martin Luther King e os Irmãos Wright. E foi nesse momento que ele percebeu que:

‘As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz’.

Simon Sinek

Como a metodologia funciona e porque aplicá-la de dentro pra fora

Da mesma forma que o ser humano busca entender a razão ou motivo pela sua existência, o Golden Circle visa desenvolver e identificar a razão ou motivo pelo qual uma empresa existe. O foco desta metodologia é em auxiliar as empresas em sua fase embrionária ou de desenvolvimento da sua marca, buscando efetivamente agregar valor através do engajamento dos colaboradores, e encantamento do público-alvo, que consequentemente acaba inspirando as pessoas.

Assim, para descobrir o seu propósito no mundo o empreendimento deve-se promover uma mudança ou autoconhecimento interno para depois exteriorizá-lo. A forma mais prática de começar essa mudança é provocar uma auto reflexão sobre o seu negócio e buscar responder a três perguntas:

Why? Por quê?

Essa pergunta objetiva expor o motivo pelo qual o seu negócio existe, qual o problema do mundo que ele busca responder, quem ele procura ajudar.

How? Como?

É saber como você vai realizar o seu propósito, e como você vai solucionar o problema que se propôs a resolver.

What? O quê?

Está associado à criação de um produto ou serviço que viabilize a resolução prática do problema.

Perfil das empresas que utilizam dessa metodologia

Dessa maneira, como forma de tornar mais fácil a assimilação dessas práticas, tomemos como exemplo utilizado por Sinek em seu TedTalk sobre o Golden Circle, onde ele explicita a forma como a Apple aplica de maneira singular essa metodologia.

Apple
  • Why: vontade de desafiar o que já existe no mercado
  • How: a partir do desenvolvimento de produtos bonitos e de fácil utilização.
  • What: Smartphones, computadores, Aplle watchs. 
Natura

Outro exemplo que pode ser citado a respeito da aplicação bem realizada por outra empresa, é o caso da Natura em que:

  • Why: é representado pela paixão por cosméticos e pelo desenvolvimento das relações interpessoais entre a população;
  • How: expressar toda este desejo e propósito promovendo o bem estar das pessoas.
  • What: proporcionar para as pessoas perfumes, fragrâncias e produtos de beleza e higiene pessoal acessíveis e de qualidade.

Como utilizar do seu propósito para promover o crescimento da sua empresa

Esta metodologia é o pilar para o desenvolvimento de negócios de impacto no mundo contemporâneo. E a partir disso, ela é capaz de gerar benefícios às vezes inimagináveis por uma organização, principalmente quando conjugados com uma boa estratégia de marketing.

planilha de controle financeiroPowered by Rock Convert

Encante seus colaboradores com a sua visão, missão e valores

Dessa maneira, ela também se constitui na base para a definição da missão, visão e valores da empresa. Logo, os efeitos desta lógica dourada na cultura organizacional se tornam claramente evidentes no comportamento dos colaboradores, pois é através dela que a empresa consegue motivar os seus funcionários e fazê-los efetivamente vestir a camisa.

E isso ocorre pois os colaboradores se sentem parte de algo maior, que promoverá uma mudança que irá impactar efetivamente algo ou alguém. 

Encante seus clientes com o seu propósito

Já em relação à visão que as pessoas externas possuem sobre uma empresa que tem bem definida o seu motivo de existir, é de uma organização que sabe definitivamente o que é, e possui segurança e certeza o suficiente de qual o propósito e a imagem que pretendem passar a seu público-alvo. 

Com isso, se torna mais fácil de engajar clientes e mantê-los fiéis à marca, pois os clientes compreendem qual é o objetivo da existência daquela empresa, e passam a valorizar a ‘luta’ da organização em busca de resolver um problema maior.

Sendo assim, é nesse ponto que as empresas com esse perfil buscam atuar, elas querem encantar os clientes e se diferenciar da concorrência mostrando o quão nobre é a sua causa, e quando realizam isso muito bem, acabam se tornando as líderes do mercado. 

O objetivo é agregar valor para vender

Portanto, fica evidente a necessidade que as empresas contemporâneas possuem de desenvolver e identificar o seu propósito, para assim saírem do estágio de sobrevivência, e se tornarem cada vez mais competitivas e consolidadas no mundo dos negócios. Assim o Golden Circle se torna uma das principais ferramentas para as organizações que querem passar uma imagem positiva e de valor para seus clientes.

Dessa forma, as empresas buscam apresentar um contexto para que seus produtos e serviços sejam consumidos, de forma a agregar valor para os clientes, e torná-los fiéis e engajados à marca. Com isso, o mais importante a se destacar, é que não importa qual seja o porte e o tempo de sua empresa, sempre deve-se deixar claro qual é o seu propósito, e o que você quer deixar de legado com o seu empreendimento. 

Texto escrito por Mallone Mendonça, Diretor Comercial da PUC Consultoria Jr.

Posts relacionados

Deixe um comentário