Google: a queridinha da humanidade

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Por quê o Google é a queridinha das empresas para anunciar produtos e serviços?

Você consegue imaginar a sua vida sem o Google? Ele é a plataforma que tem a resposta para quase tudo (o que é muita coisa), e se tornou hoje a nossa principal fonte de pesquisas para absolutamente qualquer assunto. Sendo assim, esse tipo de atitude despertado nas pessoas, é o que mostra o nível de confiabilidade que depositamos nessa marca.

E é diante dessa confiabilidade, que o Google se tornou a empresa que lidera o mercado de motores de busca. E como tal, ela só veio a alcançar esse alto crescimento, quando passou a atrair uma série de anunciantes virtuais.

Assim, a empresa teve as suas receitas fortemente impulsionadas com a compra de ‘anúncios de busca’. E esses anúncios por sua vez, acabaram se tornando a chave da visibilidade para empresas de diversas categorias e tamanhos. Mas, para entender melhor como ela chegou ao topo, é preciso primeiro entender o seu propósito.

A missão corporativa do Google

A missão do Google é:

‘Organizar a informação do mundo, e torná-la universalmente acessível e útil.’

A empresa possui bem definida qual é o seu propósito de existir. E, dessa maneira, desde o seu início vem promovendo ações voltadas para atender a essa missão, sempre mantendo foco no setor que escolheu, e promovendo constante inovação.

Nesse sentido, o Google vem atuando de duas formas para alcançar esse propósito. Ele oferece ‘imóveis’ virtuais de primeira linha para os anunciantes, e fornece ferramentas para direcionar melhor seus anúncios e entender a eficácia do seu marketing.

Anúncios de Busca

Os anúncios de busca, correspondem as pequenas caixas de texto que são exibidas ao lado dos resultados de busca, no qual os anunciantes pagam somente quando os usuários clicam neles. Assim, por meio do programa do Google chamado Adwords, ele vende espaços em suas páginas de busca, para anúncios relacionados com palavras-chave específicas.

Dessa maneira, o Google leiloa os anúncios de palavras-chave, sendo que as principais palavras e localizações de página vão para o maior lance dado. Com isso, se torna possível segmentar e realizar anúncios que sejam mais específicos e de qualidade.

Gestão de ativos de marketing

Como dito anteriormente, o Google não se preocupa somente em ser uma ponte de informações. Ele se preocupa também com a qualidade do que está sendo divulgado em sua plataforma.

Assim, o Google sustenta um estilo de marketing no qual os recursos e o orçamento de propaganda podem ser constantemente monitorados e otimizados. Assim, as empresas, em vez de seguir um plano de marketing desenvolvido com meses de antecedência, utilizam de dados coletados em tempo real sobre as campanhas que faz, otimizando e adaptando a eficácia da campanha, para que se adapte e seja mais sensível ao mercado.

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“A propaganda deve ser administrada como os ativos de uma carteira, dependendo das condições do mercado.”

Kotler e Keller

Nesse sentido, a empresa fornece ferramentas gratuitas para isso. Sendo uma delas o famoso Google Analytics.

Google Analytics

Essa ferramenta, é uma solução gerencial para os anunciantes da empresa, que fornece um relatório personalizado ou dashboard, que concede informações detalhadas sobre:

  • Como os usuários de internet encontraram seu site;
  • Quais anúncios eles viram;
  • Quais anúncios eles clicaram;
  • Como se comportaram durante a navegação e;
  • Quanto tráfego foi gerado.

A partir de informações como essa, se torna mais fácil para as empresas anunciantes de compreender e monitorar quais de suas ações de marketing estão dando resultados. Além disso, as organizações passam a ter mais margem para fazer modificações em suas abordagens de maneira mais assertiva, uma vez que possuem informações mais precisas e em tempo real sobre o comportamento de seus clientes.

Uma marca de sucesso

Com isso, é visível como o Google vem buscando ter cada vez mais participação de mercado, oferendo soluções de diversas naturezas para as pessoas e empresas. Assim, se torna possível dizer que ela vem expandindo seus mecanismos de busca, com outros serviços, aplicativos e ferramentas, como:

  • Sistema operacional Android;
  • O navegador Google Chrome;
  • O globo terrestre virtual Google Earth;
  • Google Docs;
  • Google Scholar

Porém, estes são somente alguns dos vários mecanismos que o Google oferece gratuitamente para seus usuários, como forma de facilitar e organizar as suas vidas.

Dessa maneira, o que podemos perceber com essa empresa, é que ela compreende quais são as necessidades não somente das pessoas, como também das empresas. Assim, ela promove ações que atendam a ambos esses públicos, permitindo que os detentores das informações divulguem seus produtos e serviços, e que cheguem até quem precisa.

Além disso, ela ainda se preocupa em fornecer soluções de altíssima qualidade, mantendo um relativo controle, e um nível de confiabilidade sobre o que é divulgado e repassado. Com isso, ela acaba promovendo um meio seguro de se obter e difundir informações.

Então, agora é impossível ter dúvidas de o porquê o Google se estabilizou como sendo uma das marcas mais respeitadas e bem-sucedidas do mundo. Ela é uma empresa feita para atender às necessidades e problemas das pessoas, e possui um posicionamento forte em seu mercado de ação, que a torna singular e inconfundível.

Texto escrito por Luíza Abreu, Gerente de Marketing da PUC Consultoria Jr.

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