Intraempreendedorismo como chave para a produtividade

4 minutos para ler

O empreendedorismo é um termo em alta no mundo globalizado. Em eras de exacerbados meio de comunicação e fontes de conhecimento, o diploma divide o  primeiro lugar no pódio com  outros atributos. Sendo estes a pro atividade, a inovação, a coragem, a habilidade de desconstruir ideias arcaicas. Além de solucionar problemas e agregar valor a algo singular, que são características especiais de um empreendedor. Logo, oriundo deste novo olhar visionário, surgiu o termo Intraempreendedorismo. Ato de empreender internamente, ou seja, voltar este olhar inovador em  prol da própria empresa. 

Intraempreendedorismo e seus colaboradores

Portanto, é de fundamental importância incentivar e abarcar profissionais ditos empreendedores. De modo a visar a maior satisfação de seus funcionários e como consequência uma maior participação ativa. Como aumento da produtividade,  oportunidade de negócios, comunicação efetiva. Além da criação de soluções inovadoras, novas fontes de renda e consolidação de uma cultura interna e organizacional. Isto é valores e ações que definem como a empresa conduz seu negócio em ação conjunta com seus membros.

Logo, vale ressaltar a importância do intraempreendedorismo principalmente em momentos de crises, como a atual do COVID-19, que afetou incisivamente a área econômica. Por este viés, deixa claro que com a fortificação de um olhar empreendedor. Voltado ao interno da empresa, pode alavancar sua vantagem competitiva e esta perpassar melhor por situações de risco. Dado que compreender quais são as melhores ações, alternativas e caminhos para enfrentá-la. Seja através de foco nas novidades, melhor estruturação de sua cultura organizacional, estratégias de comunicação e/ou uma gestão eficiente. Minimizando ,portanto os efeitos pandêmicos e obtendo a garantia de sua produtividade.

Passos para aplicá-lo

Ademais a dúvida que fica é, como transformar a minha empresa em uma Intraempreendedora? Bom, aqui estão alguns passos para solucionar este questionamento.

1º Passo: 

 Aplique uma pesquisa de clima. Com o fito de metrificar a relação colaborador e  empresa e entre funcionários. Além de deixar aberto à opiniões sobre o que deve ser melhorado e/ou incorporado a firma. 

2º Passo: 

Procure pessoas com características empreendedoras que fomentam a criatividade e união dos membros.

3º Passo:

Fortifique e/ou crie uma cultura organizacional. Afim de que os valores e ideias da empresa sejam representados por  seus membros, refletindo aos clientes a excelência do trabalho. 

4º Passo

Capacite seus funcionários através de palestras, cursos e treinamentos de seu ramo de atuação. Fomentando a busca por novas fontes de conhecimento por meio de rodas de conversa. Com o intuito de trocar ideias e experiências como também o espírito empreendedor. Na PUC Consultoria Jr., por exemplo, tem-se um incentivo a nós colaboradores a fim de alavancar nosso crescimento pessoal. Isso se dá através de uma quantia que é revertida em palestras, livros entre outros.   

5º Passo: 

Seja corajoso e estabeleça metas de crescimento, estimulando a empresa a se reinventar a cada meta cumprida e não ficar estagnada no mercado.

6º Passo: 

Mantenha sempre a transparência com os membros de sua empresa. Através de canais de comunicação visuais  que informem sobre a situações e objetivos. Além de destacar que eles são parte do todo e são peça chave para o andamento da cooperativa. E também deixar claro suas funções e objetivos tanto com a empresa como também no âmbito pessoal, feitos através de um Plano de Carreira

Conclusão

Em síntese, o Intraempreendedorismo se mostra como um ótimo aliado para remodelação de empresas atentando às novas  demandas de mercado. Além de fomentar também seu crescimento bem como um destaque a mais em seu ramo de atuação. Em contrapartida, é de suma importância atentar-se aos seus colaboradores e deixar bem estabelecido suas funções e papéis dentro da empresa. Mas, sempre os incentivando e instigando a serem empreendedores e  atingirem as metas.

Caso tenha dificuldades em implementar estes métodos em sua empresa, entre em contato conosco! Oferecemos serviços como: Plano de Cargos e Salários, Mapeamento e Otimização de Processos além de um Guia para se destacar no mercado que lhe ajudarão a se tornar uma empresa Intraempreendedora e impulsioná-la ao crescimento.

otimização de processos
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.