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Pesquisa de Mercado: aprenda a analisar o mercado da sua empresa

6 minutos para ler
Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado é o principal produto oferecido aos clientes da PUC Consultoria Jr., tendo em vista que é o mais buscado e conhecido no ramo da consultoria no geral. Esse serviço tem como objetivo abranger vários panoramas do mercado de trabalho, cujo estabelecimento já é existente ou será interposto. Durante a execução do projeto, há quatro partes fundamentais que merecem destaque: definição do público-alvo, Pesquisa Secundária, Pesquisa Primária e Análise dos Concorrentes.

Definição do Público-alvo

Nessa etapa da Pesquisa de Mercado, são definidas as características do público-alvo em questão. Alguns aspectos devem ser estabelecidos, tais como: a faixa etária do público, o gênero, a classe social, a escolaridade, dentre outros pontos referentes aos interessados potencialmente no serviço.

Essa pesquisa é extremamente importante, pois, a partir dela, serão direcionadas algumas estratégias do Marketing. Além disso, contribuem para a elaboração das Pesquisas Secundárias e Primárias.

Pesquisa Secundária

Essa pesquisa é a responsável por determinar as características da população que o público-alvo está inserido e do mercado da empresa em questão. Isso é feito por intermédio de dados que já foram coletados por outras fontes, tais como livros, revistas, jornais e organizações governamentais. 

É interessante também buscar certos índices e indicadores que potenciariam ainda mais o perfil desejado e o atual cenário do ramo do empreendimento, havendo sempre a consciência em procurar os dados e as informações necessárias em fontes midiáticas confiáveis. Dessa maneira, o cliente que contratou a Pesquisa de Mercado terá um panorama mais específico do que engloba sua empresa e as novas tendências do comércio.

Pesquisa Primária

O principal objetivo da Pesquisa Primária é coletar dados, geralmente, sendo esses mais específicos para o empreendimento em si, que não foram possíveis de serem obtidos na Pesquisa Secundária. O método mais utilizado para isso é a elaboração de um questionário que deve ser feito com muita cautela. Nele, as perguntas devem ser dinâmicas e não influenciarem os entrevistados a responderem determinada alternativa. Antes de ser finalizado, o questionário deve ser todo revisado, a fim de verificar se há alguma mudança a ser feita ou adicionar algo que seja relevante para o projeto em andamento.

Além disso, é imprescindível que haja a aplicação de um pré-teste antes do questionário ser oficialmente executado. Com essa aplicação, será possível o detectamento de erros por “opiniões” externas a quem participou da elaboração das perguntas e alternativas. Para tanto, deve-se selecionar uma pequena quantidade de pessoas do público-alvo, anotar os erros observados ou questões confusas durante a execução e, posteriormente, corrigir o que for necessário. 

Por fim, para determinar o tamanho da amostra, existem alguns cálculos que levam em consideração o grau de confiança, a margem de erro e o tamanho da população. Geralmente, é utilizada a margem de erro de 5% e grau de confiança de 95%. Existem sites, tal como o SurveyMonkey, que realizam essa conta.

Pesquisa de Mercado

Análise dos Concorrentes

Por último, mas não menos relevante, a Análise dos Concorrentes. Primeiramente, o mais indicado a se fazer é separá-los em concorrentes diretos e indiretos. Os diretos são aqueles que vendem o mesmo tipo de produto, para o mesmo público-alvo e na mesma faixa de preço, como por exemplo, a Coca-Cola e a Pepsi. Os indiretos tratam-se de companhias que oferecem produtos ou serviços que se diferenciam dos que sua empresa oferece. No entanto, em determinadas circunstâncias, podem disputar a preferência do seu público-alvo com a estratégia de substituição de produto. Tendo como exemplo um consumidor que pode preferir comer uma coxinha no lugar de um hambúrguer.
Feito isso, deve-se mapear todos os concorrentes e analisar um por um utilizando os 4Ps (preço, praça, produto e promoção). É importante enfatizar que eles podem ser aplicados tanto para os concorrentes, quanto para a própria empresa.

Análise dos concorrentes

1. Preço

O Preço quantifica por quanto a mercadoria ou serviço é vendido, o seu custo, o lucro que a empresa vai obter e possíveis descontos a serem ofertados. 

2. Praça

A Praça identifica o local que o produto será disponibilizado, tanto físico, quanto digital, além de como acessar seus canais de distribuição. 

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3. Produto

Já o Produto refere-se ao que está sendo oferecido ao consumidor no que tange seus desejos. Essa manufatura precisa agregar valor ao comprador através dos seus diferenciais, das suas funcionalidades, entre outros. 

4. Promoção

A Promoção determina como a marca será promovida à população. Pode-se exemplificar as panfletagens, os engajamentos nas redes sociais e os anúncios. É muito comum existir confusões em relação à isso, pois muitos têm a ideia de que Promoção são descontos e liquidações, mas como foi dito anteriormente, isso não está relacionado com o conceito principal.

A análise dos 4p’s externos permite compreender quais necessidades do público-alvo não estão sendo atendidas e que a empresa pode investir e se destacar frente ao mercado.  

Afinal, qual a importância da Pesquisa de Mercado?

Tendo em vista o que foi explicitado acima, é notório o quão importante é a Pesquisa de Mercado para todas as empresas. Após sua realização, o empreendedor estará muito mais preparado para tomar decisões estratégicas para o seu negócio e terá uma noção maior das tendências do atual mercado.

Tomada de Decisão

Além disso, ele conhecerá de forma mais profunda e nítida o seu Público-Alvo e saberá direcionar todas as variáveis da empresa para sua população de interesse. Caso a pesquisa tenha sido feita para uma empresa já existente, agora ela estará apta a corrigir tudo de negativo que foi detectado de modo a atingir o sucesso.

Ficou interessado? A PUC Consultoria Jr. pode te ajudar!

Estamos há 30 anos no mercado de consultoria empresarial e já ajudamos mais de 80 empreendedores de Belo Horizonte e região com a Pesquisa de Mercado. Entre em contato conosco!

Texto escrito por Felipe Castro, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

 

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