Plano de Carreira: por que sua empresa deve usar?

4 minutos para ler

Daqui a 5, 10 ou 20 anos qual o status profissional que você deseja ter? Quer permanecer empregado ou se tornar empreendedor? Quais são os seus objetivos? Tentar responder essas questões é complicado, mas não impossível. Para isso, há uma opção que ajudaria a nortear as respostas, o plano de carreira.

Plano de carreira como forma de evitar o turnover

Nesse contexto, pode-se colocar em questão que funcionários que não sabem qual o caminho que desejam seguir, podem ter sua produtividade diminuída. Assim, a alta rotatividade de colaboradores da empresa pode gerar alguns impactos negativos, como:

  • Custos com demissão e admissão;
  • Perda de tempo com processos de recrutamento de novos membros que foi realizada de maneira errônea;
  • Gastos com treinamentos.

Analisando essa situação pode-se afirmar que grande parte das empresas que possuem o problema do turnover, tem seu lugar estagnado no mercado. Isso mostra a importância de um bom clima organizacional e sua influência sobre os funcionários, na empresa. E é nesse contexto que se destaca a importância da produção de um plano de carreira para os funcionários.

Como funciona essa ferramenta?

O plano de carreira é uma ferramenta de orientação que possibilita aos profissionais juntamente com os colaboradores definirem os melhores caminhos para alcançarem seus objetivos, a curto, médio e longo prazo. Assim, o indivíduo tem a possibilidade de construir planos de ações produtivos e assertivos para que o plano de carreira seja colocado em prática, levando em conta os interesses pessoais e profissionais da pessoa.

Dessa forma, se torna possível focar os esforços dessa pessoa para que ela consiga alcançar seus objetivos, e ao mesmo tempo observar em que ela precisa mudar e melhorar.

Como efetivar o plano de carreira

Para que haja uma boa efetividade do plano, o profissional responsável pelos recursos humanos da empresa deve acompanhar periodicamente seus membros ajudando que seus objetivos sejam alcançados. Além disso, o funcionário deve estar atento ao setor da empresa que deseja participar, o cargo, a atual condição financeira e a cultura da empresa.

Powered by Rock Convert

Assim, será possível montar um plano de carreira realizável que pode gerar inúmeros benefícios tanto profissionais quanto pessoalmente, dentre eles:

  • Bonificações: aumento de férias, concessão de viagens;
  • Aumento de salário: com um serviço de qualidade e bem feito, além de estar sempre presente na empresa, muitas vezes o funcionário pode receber um aumento de salário.
  • Mudança de cargo: devido a qualidade do serviço e tempo de empresa, esses funcionários são sempre cotados para ocuparem um cargo mais alto.

Benefícios de um plano de carreira para a empresa

Empresas que utilizam dessa ferramenta, possuem uma mina de ouro nas mãos, uma vez que podem gerar diversos insumos com as informações que obtém. Exemplos disso são:

  • Saber quais funcionários se identificam e compartilham da cultura da empresa;
  • Retenção de talentos;
  • Maior facilidade para identificar gaps nos setores da empresa;
  • A geração de informações para decidir o perfil de funcionários que a empresa busca contratar.

Dessa forma, de maneira mais aprofundada, essas análises dos funcionários que participam da cultura da empresa podem dar origem ao C.H.A, que torna mais fácil o processo de recrutamento e seleção dentro de uma organização. E adquirindo essas informações, são evitadas falhas e perdas de tempo no processo de recrutamento, com a seleção de pessoas que não são compatíveis com a empresa.

Assim a sigla C.H.A. significa:

  1. C = Conhecimento, está relacionado ao saber, e corresponde aos conhecimentos adquiridos durante a trajetória acadêmica que a pessoa possui;
  2. H = Habilidades, corresponde ao saber fazer, ou seja, colocar os conhecimentos que possui em prática;
  3. A = Atitudes, estão associadas ao querer fazer, refletindo assim o interesse do funcionário em querer utilizar de suas habilidades e conhecimentos.

Dessa maneira, o que se percebe é que as empresas que utilizam do plano de carreira, buscam manter funcionários engajados, e mantê-los na empresa. E isso é feito concedendo perspectivas de crescimento e acompanhando o progresso do colaborador dentro da organização.

Assim se torna possível que o funcionário crie uma ligação e empatia com a organização. Sendo esse processo também muito benéfico para uma empresa, por ter a possibilidade de ter uma visão gerencial e administrativa mais ampliada.

Texto escrito por Raphaela Andrade, gerente de RH da PUC Consultoria Jr.

otimização de processosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.