O mercado atual é caracterizado por diversas exigências em relação a um produto ou serviço, como qualidade, objetividade e bom preço. Assim, para atingir as expectativas dos clientes, uma solução prática é a definição do Plano de Negócios do empreendimento. Plano de Negócios é um documento em linguagem escrita que têm como objetivo orientar os sócios que já possuem um empreendimento ou que desejam iniciá-lo ou ampliá-lo. Esse registro auxilia o cliente a alcançar as metas da empresa, diminuindo os riscos, as incertezas, e, além disso, avalia as ações ao abrir a firma. O Plano de Negócios permite, portanto, identificar os possíveis erros que poderão ser cometidos, com o intuito de não afetar a empresa no mercado de trabalho.
Como ele poderá te auxiliar?
O Plano de Negócios concebe um direcionamento na decisão de abertura ou expansão do negócio, definindo se o investimento do empreendedor seria viável ou não. Além disso, esse estudo busca informações mais detalhadas sobre o ramo da empresa, os produtos e serviços que irão ser oferecidos, os clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do empreendimento.
Etapas do Plano de Negócios
Pesquisa de Mercado
Para elaborar um Plano de Negócios deve-se, primeiramente, fazer uma análise do negócio do empreendedor e dos principais aspectos da empresa, dispondo informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes, elaborando uma Pesquisa de Mercado.
A Pesquisa de Mercado se refere a obtenção e análise de dados acerca do mercado. Com isso, é possível avaliar o comportamento do público-alvo, demarcando um perfil e verificando tendências. Este processo é realizado por meio de uma pesquisa qualitativa e/ou quantitativa.
Assim, pode-se identificar os segmentos de maior crescimento de mercado e com características de inovação. Dessa maneira torna-se viável o mapeamento do contexto de atuação e o direcionamento das tomadas de decisão de acordo com os objetivos do empreendimento.
Plano de Marketing
Em seguida, deve-se fazer uma Pesquisa de Marketing. Esse estudo ajudará o empreendedor a compreender o mercado que irá atuar, deixando claro se haveria uma demanda pelo seu produto ou serviço prestado, além de definir os concorrentes e identificar qual será o melhor produto ou serviço oferecido pela empresa de modo a alcançar mais clientes.
O Plano de Marketing têm como objetivo definir estratégias de Marketing a um serviço, marca ou produto, adaptando-o às tendências mais atuais. Além disso, são estabelecidas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o mercado propicia à empresa.
Plano Operacional e Pessoal
Nessa próxima etapa, deverá ser feito o Plano Operacional para que se conheça a melhor maneira de executar o amadurecimento das ideias do negócio. Esse plano consiste em organizar todo o processo produtivo da empresa, em todas as suas áreas. Essa etapa possui foco total na obtenção de resultados dentro de um período estabelecido.
O Plano Operacional descreve a estrutura da empresa, tanto do ponto de vista físico quanto as atividades envolvidas no empreendimento. Além disso, podem ser descritas estratégias de controle de qualidade. Desse modo, o desenvolvimento do Plano Operacional permite maior conhecimento e possibilita a otimização dos processos produtivos.
O Plano de Pessoal é responsável por descrever as atribuições dos funcionários e dos encargos sociais da empresa, de modo a especificar as responsabilidades dos empregados e dos empregadores. Assim, é possível identificar os recursos necessários para as demandas do negócio, bem como as competências exigidas para sua execução.
Planejamento Financeiro
Por fim, haverá o Planejamento Financeiro, cujo empreendedor terá consciência do quanto deverá investir para a concretização do negócio, definindo se o investimento será viável ou não. O documento deve conter, basicamente as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas de capital de giro e fluxo de caixa, que consiste em uma ferramenta de controle da movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um determinado período de tempo.
O Planejamento Financeiro tem como objetivo analisar o comportamento financeiro de uma empresa, além de projetar recursos de acordo com aspirações futuras. Para isso, são elaborados manuais e planilhas para que o cliente possa comparar receitas e despesas, bem como averiguar sua situação atual e realizar controles econômicos.
Benefícios do Plano de Negócios
Dentre os benefícios, pode-se destacar:
- Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
- Orienta a expansão de empresas já em atividade, demonstrando o caminho a ser seguido;
- Oferece apoio à administração do negócio;
- Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
- Capta recursos financeiros e humanos;
- Contribui no alcance dos objetivos almejados;
Logo, esse serviço averigua os recursos necessários para o retorno do investimento inicial, bem como controla entradas e saídas provenientes do produto ou serviço. Analisa as capacidades da empresa em relação ao alcance do público-alvo, recursos financeiros e oportunidades de aperfeiçoamento e expansão. Reconhece os fatores positivos e negativos oferecidos pelo mercado, além de propor métodos alternativos para potencializar oportunidades e minimizar ameaças. E define diretrizes de modo a acarretar resultados otimistas em relação aos investimentos e insumos iniciais.
O Plano de Negócios pode ser determinante para promover seu produto e impulsionar suas vendas. A PUC Consultoria Jr. poderá ajudá-lo a efetuar esse planejamento para garantir o sucesso da sua vida empreendedora. Fale conosco!
Texto escrito por Nathalia Marques, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.
Gostei muito do artigo. Prático e construtivo.