Seis Sigma, o que é e como colocar em prática

8 minutos para ler

A Gestão da Qualidade é uma estratégia de administração voltada para a adoção de ações com foco no controle de processos organizacionais. Com o intuito de gerar melhorias nos produtos e serviços de uma empresa. Desde a década de 1920, o conceito vem sendo desenhado no cenário internacional. Ganhando cada vez mais respaldo e se mostrando cada vez mais essencial àqueles que objetivam crescimento, competitividade e excelência para suas empresas.

Neste contexto, frente à evolução da necessidade de se mensurar a qualidade dos processos e dos produtos das empresas. Começou a ser cunhada uma metodologia de aprimoramento dos processos internos conhecida como Seis Sigma.

O que é a metodologia Seis Sigma?

O Seis Sigma é um conjunto de práticas a serem desenvolvidas dentro de uma empresa, que visam reduzir os defeitos e falhas ao longo do processo produtivo. Maximizando os desempenhos e promovendo a satisfação dos clientes. É uma ferramenta que objetiva reduzir os custos, otimizar os produtos e os processos e potencializar a satisfação dos clientes. Tudo isso por meio da definição de metas e aplicação de cursos de ação que irão corroborar para o alcance das mesmas.

Em primeiro plano, é necessário compreender de maneira mais tangível o que, de fato, esses objetivos significam. No que se refere à redução de custos, o primeiro passo é entender quais são suas fontes. Em seguida detectar quais os gastos menos necessários, que não corroboram diretamente na qualidade do produto. Na otimização de processos e produtos, o foco é desenvolver condições e estratégias mais favoráveis que as atuais, maximizando os ganhos da empresa.

Por fim, a satisfação dos clientes, um fenômeno que é alcançado como consequência de todo o projeto. Com os processos da empresa voltados para a qualidade, um padrão alto de excelência e uma margem de erros cada vez menor, fica indubitável o fato de que o nível de contentamento dos clientes tenderá a subir.

Dessa forma, a filosofia do Seis Sigma diz respeito a ser consistente, evitar variações dentro do processo produtivo de uma empresa. Acredita-se que é melhor manter uma intensidade mais baixa, todavia constante, a sofrer com pequenas explosões esporádicas de desenvolvimento. Em suma, uma empresa deve ser capaz de fornecer sempre os mesmos resultados – positivos -, sem variações, a um baixo custo e de agrado dos clientes.

Quais as vantagens de se aplicar essa metodologia?

Dentro da metodologia são definidos parâmetros de qualidade, nos quais 1-sigma representa o nível mais baixo, com altos índices de defeitos e de perdas de vendas, e 6-sigma representa o nível mais elevado. Com uma quantidade de erros irrisória e uma excelência nos processos. Isso quer dizer que, quanto mais a empresa se aproxima do nível 6-sigma, menor é a margem de desvio ou de variância e maior é o padrão de qualidade.

O desenvolvimento do Seis Sigma melhora a eficiência dos processos internos da empresa, além de reduzir as falhas e os custos desnecessários dentro desses processos. Outro fator de extrema importância é a melhora consequente no produto final, que corrobora diretamente para o aumento do contentamento dos clientes. Soma-se a isso, a confiabilidade da metodologia. Uma vez que por meio dela o gestor consegue adquirir um conhecimento bastante aprofundado no que se refere aos processos da sua empresa. Passando, assim, a tomar decisões muito mais assertivas que anteriormente.

Como implementar o Seis Sigma na sua empresa?

As metas, a serem estipuladas primeiramente, serão alcançadas a partir da aplicação de projetos específicos. Os mesmos por sua vez, serão definidos a partir da metodologia conhecida como DMAIC – Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar. Essas cinco etapas juntas, serão responsáveis por auxiliar no desenvolvimento de melhorias e na elaboração de uma nota rotina.

    Definir:

Diz respeito ao ato de elaborar os novos objetivos e metas estratégicas dentro da empresa

Mensurar:

Corresponde a uma etapa de análise minuciosa dos processos internos da empresa, a partir disso, será possível compreender melhor a dimensão dos avanços alcançados

Powered by Rock Convert

Analisar:

Nessa etapa é necessário compreender o sistema atual da empresa. A fim de identificar quais os principais fatores que separam os atuais resultados, das metas estipuladas. É uma análise feita a partir de um banco de dados contundente e sólido, baseada em estatísticas e números.

Incrementar:

Aqui se objetiva aprimorar o sistema vigente, sem que sejam realizadas, necessariamente, mudanças estruturais. A busca por novas soluções e aperfeiçoamento das metodologias da empresa.

Controlar:

Faz referência ao controle dos resultados alcançados, de modo que os novos métodos desenvolvidos sejam, de fato, suficientes, para garantir o alcance das metas estipuladas.

Execução Seis Sigma

Posto isso, após a realização das cinco etapas, o próximo passo corresponde a execução do Seis Sigma. Esta pode ser seccionada em três microetapas: o desenvolvimento, a execução e a finalização do projeto.

No desenvolvimento do projeto, é necessário atentar-se às metas estipuladas, uma vez que todos os processos da empresa passarão a atuar em função dessas. Outro ponto importante é se atentar a conhecer minuciosamente todos esses processos. A fim de garantir que as modificações a serem propostas sejam, de fato, contundentes e efetivas.

Durante a execução do projeto, cabe ao gestor identificar as principais falhas dentro dos processos. Além disso, analisa-las a fundo e começar a propor novas estratégias de organização. É importante salientar que diferentes processos possuem diferentes níveis satisfatórios de qualidade. O que justifica a necessidade de um amplo conhecimento sobre os processos da empresa.

Por fim, na finalização do projeto, o objetivo maior é ser capaz de avaliar e quantificar se as melhorias propostas estão, de fato, trazendo alguma melhora significativa. Para isso, toda a base de dados coletada ao longo das etapas deve ser levada em consideração. De modo a permitir a comparação dos resultados e metas e, consequentemente, metrificar se o projeto está sendo compensatório.

Mais sobre a ferramenta do Seis Sigma…

Vale salientar, ainda, que o Seis Sigma pode ser implementado em quaisquer tipos de empresas. Ou, até mesmo, em processos decisórios administrativos ou relacionados à saúde. Apesar de o conceito ter surgido em meio as indústrias clássicas, este é capaz de propor melhorias, identificar falhas. Além disso, aprimorar o desempenho em qualquer tipo de processo. Logo, se você tem negócio de pequeno e médio porte, essa é uma excelente ferramenta de gestão. A mesma vai te auxiliar não só a identificar os seus problemas, como também a compreender melhor a sua empresa.

Em síntese, a ferramenta do Seis Sigma é essencial para as empresas que querem se manter competitivas dentro do mercado. E proporciona benefícios incontáveis aos que a implementam. Desde a redução de custos, a atenuação de falhas nos processos, até a elevação do nível de satisfação dos clientes. Além do aumento da produtividade, é possível inferir que as etapas, apesar de não necessariamente muito inteligíveis, apresentam resultados extremamente positivos.

Conclusão

Aproveitando o gatilho, você já ouvir falar sobre a metodologia 5 Sensos? Ela tem como principal objetivo aumentar a produtividade das empresas e reduzir os desperdícios. De maneira a aumentar as receitas e reduzir os custos de produção. É uma ferramenta de fácil compreensão, pautada em cinco alterações de comportamento bastante simples, que apresenta resultados incríveis. Para saber mais acesse nosso artigo e confira!

Essa foi só uma das incontáveis metodologias de gestão incorporadas pela Inteligência de Mercado. A análise de questões como o ambiente interno de uma empresa, seus concorrentes, suas fraquezas, as tendências de mercado e de consumo, entre outras, são serviços de suma importância para quem quer se manter dentro do mercado. A PUC Consultoria Júnior realiza muitos desses serviços na área de Inteligência Comercial. E vem ajudando empresários a mais de 28 anos a alavancarem seus negócios e se destacarem no mercado. Entre em contato conosco!

Texto escrito por Ana Luísa Caetano, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.

otimização de processosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.