Logo

BLOG

5 controles financeiros para sua empresa

ferramentas-para-controle-financeiro

O controle financeiro é de extrema importância para que haja uma evolução da empresa em vários aspectos. Por isso, fazer uso de algumas ferramentas  é essencial para que se tenha uma administração das informações, contas, lucros e recebimentos, sem perder o foco.

Aqui estão algumas maneiras para controlar as finanças da empresa de uma melhor forma:

  • Programe-se ao máximo para pagar as contas em dia

Caso seu negócio não esteja com as contas em dia, procure fazer negociações com os credores, para diminuir os valores de multas e juros. A partir disso, passar a pagar as contas na data certa é um primeiro passo para começar a alavancar o negócio.

  • Seja organizado

Para se tornar organizado, é imprescindível saber separar os gastos da empresa dos gastos pessoais, buscando sempre disciplina. Por isso, acompanhe corretamente o fluxo de caixa (instrumento que projeta as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa para períodos futuros), o custo total (somatório de todos os custos que sua empresa tem) e os lucros, eles irão gerar bons retornos a empresa.

  • Realize o controle de todos os gastos

Mantenha o controle dos custos fixos e dos custos variáveis, fazendo planilhas e relatórios que explicitem todos os gastos. Tenha visível tudo que acontece no financeiro da sua empresa. Assim, evitando futuros imprevístos.

  • Atenção para que não haja endividamento

Cuidado para não gastar mais do que ganha! Essa é uma regra básica para ficar longe das dívidas. Para isso, a empresa precisa controlar os gastos para que as contas não deixem de ser pagas devido à falta de recursos.

Além dessas dicas, existem algumas ferramentas que vão te auxiliar a controlar as finanças da sua empresa.

Por isso, listamos 5:

1. Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial mostra como está a saúde da sua empresa, ele reúne dados financeiros em um documento que ajuda a equipe contábil a visualizar o negócio em relação aos seus bens, direitos e obrigações.

Para elaborar um balanço patrimonial são analisadas três categorias distintas:

  • Os ativos: é o que a empresa possui, como bens, itens no estoque e aplicações financeiras
  • Os passivos: são as obrigações financeiras da empresa como pagamentos que precisam ser feitos e as dívidas
  • O patrimônio líquido: é a diferença entre o equilíbrio dos ativos e os passivos. Ou seja, o capital que a empresa possui.

A ideia do balanço é basicamente a criação de uma lista dos valores investidos em estoque, débitos com fornecedores, pagamento de funcionários e qualquer outro item relacionado.

2. DRE

O DRE (Demonstrativo do Resultado de Exercício), é um calculo contábil elaborado com base no Balanço Patrimonial. Sendo que, sua função é demonstrar o resultado do confronto entre receitas, custos e despesas envolvidos nas vendas dos produtos e serviços, e dos valores de atividades não operacionais. Com ele, é possível determinar a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.

Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre o que é o DRE, vamos tornar ainda mais fácil: é um relatório que resume todos os resultados operacionais ou não operacionais da empresa. 

Sendo que, o resultado não operacional: lucro ou prejuízo a partir das receitas e despesas não relacionadas com o objetivo do negócio. Por exemplo, a venda de um equipamento ou isenção tributária.

Para melhorar a compreensão vamos fazer um esquema de como funciona o DRE. Inicalmente, temos a Receita de vendas:

Receita de venda – Custos = Lucro Bruto 

Lucro Bruto – Despesas operacionais = Lucro Operacional

Lucro Operacional + Resultado não operacional = Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR)

LAIR – Imposto = Resultado Líquido 

3. Fluxo de Caixa

É uma ferramenta de apoio em que o empreendedor preenche as movimentações financeiras da empresa por um determinado período, podendo ter noção de sua saúde financeira. Com isso, o fluxo de caixa ajuda na tomada de decisões

O fluxo de caixa apresenta 5 partes básicas:

  • Saldo inicial: É o dinheiro disponível em caixa e em banco no início do período
  • Entradas de caixa (+): valor recebido por venda ou prestação de serviço, a prazo ou à vista.
  • Saídas de caixa (-): São todos os pagamentos feitos pela empresa
  • Saldo operacional: É a diferença entre o que entra e o que sai
  • Saldo final de caixa: É o saldo inicial + saldo operacional

4. Aplicativos para o controle financeiro

Aplicativos financeiros são uma ótima alternativa para ajudar a ter um melhor contole sobre as finanças da sua empresa.

Por isso, listamos alguns que podem te ajudar nesse processo:

Primeiramente, o Guia Bolso, por exemplo, é um aplicativo que facilita a gestão financeira, o controle do orçamento e o acompanhamento de seu patrimônio. Com ele, é possível analisar o desempenho do empreendimento de forma mais prática.

Outro aplicativo recomendado é o Money Lover.  Ele gerencia as finanças que gera relatórios de receitas e gastos e funciona como um calendário financeiro.

O app Conta Azul, pode te ajudar a se organizar financeiramente e seus dados são protegidos por criptografia SSL (utilizada pelos bancos)

E para finalizar, o Organizze, nele é possível categorizar todos os lançamentos financeiros. Por isso, é possível ter o controle das contas a pagar e recber, relatórios, entre outros.

Dessa forma, vale a pena conferir e descobrir qual se encaixa mais com suas necessidades.

5. Planilha de Controle Financeiro

A Planilha de Controle Financeiro permite controlar as finanças por meio do Fluxo de Caixa, apontando todas as entradas e saídas. A PUC Consultoria Jr. tem um time expecializado e amplo portifólio e para fazer uma reunião diaguinóstica gratuita para entender o problema de sua empresa. Clique aqui para entrar em contato conosco. Por isso, criamos uma planilha de controle financeiro para te ajudar.

Faça um planejamento financeiro

Por fim, é imprescindível ressaltar a importância do Planejamento Financeiro. Ele pode auxiliar na configuração de um quadro de estabilidade e crescimento financeiro e, também, promover maior controle e visão do panorama futuro do empreendimento. Por isso, ele é essencial para fundamentar as tomadas de decisões que visem o crescimento e lucro da empresa. 

Texto escrito por Vitor Valente, Consultor de Projetos PUC Consultoria Jr.

 

Publicado em:: 10/12/2019 / Categoria: FINANÇAS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco